Encontros Exclusivos

O seminário “Agricultura Regenerativa e Práticas Sustentáveis na Cafeicultura” organizado pelo Clube Illy do Café acontenceu em Patrocínio

O seminário “Agricultura Regenerativa e Práticas Sustentáveis na Cafeicultura”, organizado pelo Clube illy do Café, aconteceu no dia 27 de abril, no Centro de Excelência do Café do Cerrado, em Patrocínio.

O evento, que contou com a presença de especialistas, cafeicultores e técnicos de várias partes no estado, abordou temas como as boas práticas agrícolas, sustentabilidade e a redução de custos na cafeicultura.

A programação foi aberta pela manhã por Dr. Aldir Teixeira (Experimental) e Alessandro Bucci (illycaffè); em seguida Juliano Tarabal (Federação dos Cafeicultores do Cerrado) falou sobre “Movimentos da Sustentabilidade na Cafeicultura do Cerrado”. Depois foi a vez de Lucimar Silva (Guima Café) falar sobre “Cafeicultura Regenerativa” e logo após o produtor Ricardo Bartholo (Fazenda Cinco Estrelas) falou sobre o tema “Agricultura Regenerativa de Baixo Custo” e Luca Turello (Engenheiro agrônomo illycaffè) abriu para perguntas.

Os temas sustentabilidade e agricultura regenerativa foram abordados pelos cafeicultores presentes: Ricardo Bartholo apresentou o projeto utilizado em sua Fazenda Cinco Estrelas, em Patrocínio, onde montou uma biofábrica e passou a usar composto orgânico, praticamente abandonando o uso de adubos químicos. Enquanto a COO (diretora operacional) Lucimar Silva contou que o Guima Café adota o conceito de sustentabilidade em práticas de agricultura regenerativa, cujo objetivo é a conservação e proteção do solo e da biodiversidade das fazendas, seguindo os conceitos de uma agricultura de baixo carbono.

Confira as fotos do evento

Voltar para o Topo