Fondazione Ernesto Illy e illycaffè inauguram o 12º Ano Acadêmico do Mestrado em Ciência e Economia do Café Ernesto Illy

O 12º Ano Acadêmico do International Masters in Coffee Economics and Science Ernesto Illy acaba de começar. O programa é voltado para jovens homens e mulheres com graduação em economia, engenharia e ciências agrárias, e oferece treinamento abrangente sobre a cultura do café, da planta à xícara, sobre o valor social do consumo de café, e sobre a cultura dos países produtores de café, como o Brasil.

Este ano, vinte alunos estão matriculados no programa de mestrado. Eles vêm de dezesseis países diferentes: Brasil, Colômbia, China, Equador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, Moçambique, Nicarágua, Ruanda, Estados Unidos, Tanzânia e Uganda.

Representando o Brasil, temos a administradora de empresas Karen Nery, da cidade mineira de Poço Fundo, onde a economia prospera graças à produção de café. Formada pela Universidade de São João Del-Rei, em 2018 decidiu fazer uma pausa na carreira para aprender inglês na Irlanda e viajar para conhecer países como Vietnã e a Colômbia, ambos conhecidos pela produção de café.

“Eu sempre sonhei em trabalhar com café e em 2020 tive a oportunidade de torná-lo realidade, trabalhando para uma cooperativa que produz café de Comércio Justo, em Poço Fundo, onde fiquei sabendo sobre este programa. Imediatamente eu disse, vou conseguir este diploma. No momento em que recebi o e-mail sobre ajuda financeira completa, foi um dos dias mais importantes da minha vida! Eu darei o meu melhor para completar esse mestrado”, revela Karen.

Os cursos, que acontecem em um formato híbrido – inicialmente o aprendizado será à distância, seguido por aulas presenciais a partir de maio – serão concluídos em dezembro de 2023, quando os alunos defenderão suas teses.

Além da Fondazione Ernesto Illy, os parceiros apoiadores do Mestrado incluem a Universidade de Trieste, a Universidade de Udine, a Escola Internacional de Estudos Avançados (SISSA) em Trieste, o Parque Científico da Área de Trieste e a illycaffè.

Mais uma vez, como acontece anualmente desde o primeiro Mestrado em 2010, a Fondazione Friuli financia bolsas de estudos, uma forma significativa de incentivar os jovens locais das províncias de Udine e Pordenone, enquanto a Fondazione Ernesto Illy fornece 9 bolsas de estudos completas e 5 parciais.

O programa de mestrado é dirigido por uma equipe composta por Andrea Tracogna da Universidade de Trieste, Pietro Romano da Universidade de Udine e Furio Suggi Liverani da illycaffè e Fondazione Ernesto Illy.

O Mestrado em Ciência e Economia do Café Ernesto Illy, único do gênero no mundo, confirma a posição de Trieste como um centro global da cultura do café. Os 59 docentes do programa vêm da Universidade de Trieste, Universidade de Udine, illycaffè e Università del Caffè, Organização Internacional do Café, Universidade de Copenhague, Cirad, Unipd, Universidade Northen Colorado, Coffeelab Índia, Demus, Universidade Drexel, RD2 Vision, Centro Euro-Mediterraneo sui Cambiamenti Climatici, VUNA Origin Consulting, MIB Trieste School of Management, Quin, e Kedge Business School.

Com o final do programa deste ano, cerca de 249 pessoas de 25 países diferentes terão obtido um Mestrado em Ciência e Economia do Café.