illycaffè e Fundação Ernesto Illy patrocinam pela décima vez o Relatório Mundial da Felicidade. A partir deste ano, a felicidade também é analisada por faixa etária

A empresa illycaffè e a Fundação Ernesto Illy reafirmaram seu compromisso em apoiar a World Happiness Report, publicação anual que investiga o nível de felicidade e bem-estar dos indivíduos em escala global desde 2012.

A decisão da illycaffè e da Fundação Ernesto Illy em apoiar o Relatório sobre a Felicidade Mundial é resultado da crença de que o café é sinônimo de felicidade: ele desperta a criatividade, promove conexões sociais, contribui para o sucesso pessoal e profissional, melhora a vida por meio de seus benefícios para a saúde e impulsiona o desenvolvimento das comunidades produtoras de café, iniciando assim um ciclo virtuoso de crescimento econômico e social que repercute da xícara de café até as regiões onde é cultivado.

De acordo com as últimas descobertas do Relatório Mundial da Felicidade, a Finlândia mantém seu título de país mais feliz pelo sétimo ano consecutivo, seguida pela Dinamarca e Islândia. Entretanto, os Estados Unidos saíram pela primeira vez do ranking dos 20 mais felizes, principalmente devido a um declínio significativo no bem-estar dos jovens americanos com menos de 30 anos. O Afeganistão continua no final da lista como a nação menos feliz, enquanto a Itália caiu para o 41º lugar, oito posições abaixo do ano passado.

Analysis focusing on the age group of 10-24 reveals a gradual decline in life satisfaction from childhood through adolescence into adulthood. Trajectories of subjective well-being indicate a decrease from age 10 through late adolescence and adulthood, with variations observed across different groups and countries, particularly evident in lower-income nations.

A análise com foco na faixa etária de 10 a 24 anos revela um declínio gradual na satisfação com a vida desde a infância, passando pela adolescência e chegando à idade adulta. As trajetórias de bem-estar subjetivo indicam uma diminuição a partir dos 10 anos de idade até o final da adolescência e a idade adulta, com variações observadas em diferentes grupos e países, particularmente evidentes em nações de baixa renda.

Comentando sobre isso, Andrea Illy, presidente da illycaffè e cofundador da Fundação Ernesto Illy, observou: “Estamos vivendo em uma época de profundas transformações em todo o mundo que, exacerbadas pelas guerras, pela inflação e pelo declínio do liberalismo, contribuem para gerar uma sensação generalizada de insegurança e, portanto, para a perda do senso de felicidade que permite que pessoas de qualquer idade olhem para o futuro com mais confiança. O Dia Internacional da Felicidade, em 20 de março, foi criado justamente para nos lembrar que todos nós somos chamados, com os meios que temos à nossa disposição, a promover a busca da felicidade, incentivar o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza e o bem-estar das pessoas. Uma mensagem que também queremos promover por meio de nosso apoio ao Relatório sobre a Felicidade Mundial.” Andrea Illy enfatizou ainda: “Nosso modelo de negócios é baseado na criação de valor econômico, social e ambiental em todos os níveis da cadeia de suprimentos, da planta à xícara. Os projetos realizados pela illycaffè e pela Fundação Ernesto Illy geram bem-estar para produtores e consumidores de café em todo o mundo e apoiam o desenvolvimento de centenas de milhares de famílias que produzem nossos preciosos grãos de café. A preocupação com a saúde e a inclusão são componentes fundamentais do bem-estar e de nossa identidade corporativa.”

A missão contínua da illycaffè e da Fundação Ernesto Illy envolve a proteção do bem-estar, englobando felicidade e saúde, por meio de projetos sustentáveis que beneficiam comunidades em países produtores e consumidores de café. Esse compromisso se alinha aos objetivos da Agenda 2030, com foco no compartilhamento de conhecimento, educação e crescimento socioeconômico para todas as comunidades, desde os membros mais jovens até os adultos.

O Relatório sobre a Felicidade Mundial

Resultado de uma colaboração entre a Gallup, Oxford Wellbeing Research Centre, Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Conselho Editorial do WHR, o Relatório sobre a Felicidade Mundial, desde sua primeira publicação em 2012, reflete um apelo mundial por uma maior atenção à felicidade e ao bem-estar como critérios para políticas governamentais e examina o estado da felicidade no mundo atual. As classificações da Gallup World Poll formam a base para as classificações anuais de felicidade e são provenientes de amostras representativas nacionais avaliadas durante três anos.

A partir deste ano, o projeto foi transferido da Universidade de Columbia para o Oxford Wellbeing Research Center, liderado por Jan-Emmanuel De Neve, um grupo de pesquisa interdisciplinar dedicado à análise empírica do bem-estar. Pela primeira vez, o relatório oferece classificações separadas por faixa etária, revelando variações significativas em relação às classificações gerais. A Lituânia, por exemplo, é líder em felicidade entre crianças e jovens adultos com menos de 30 anos, enquanto a Dinamarca surge como a nação mais feliz para indivíduos com 60 anos ou mais. Em comparações entre gerações, os nascidos antes de 1965 tendem a relatar níveis mais altos de felicidade em comparação com os nascidos após 1980.

O documento está disponível neste link