NO ANO DA PANDEMIA, A FINLÂNDIA AINDA É O PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

A illycaffè e a Fundação Ernesto Illy, pelo 5º ano consecutivo, apoiaram o World Happiness Report (Relatório Mundial da Felicidade), o ranking dos países mais felizes do mundo. Neste ano o Relatório levantou um único desafio: avaliar o impacto da pandemia no bem-estar individual e social.

“Com a illycaffè e a Fundação Ernesto Illy nós apoiamos que se pesquise a felicidade para identificarmos suas origens e bases e as implementarmos  no nosso ambiente do café”, diz Andrea Illy, Presidente da illycaffè e membro do conselho diretor da Fundação Ernesto Illy. “Acreditamos que a felicidade é um pré-requisito para qualquer transição para uma sociedade mais sustentável, ao ponto de que o bem-estar dos nossos stakeholders seja parte da missão da nossa companhia. Esta é uma responsabilidade substancial, especialmente agora, quando temos que lidar com a pandemia, a mudança climática e, mais em geral, com a crise sistêmica resultante dos modelos econômicos e sociais atuais.

Relatório é publicado um ano após o surto da pandemia

O World Happiness Report é publicado quando a Covid-19 ainda está gritando, aproximadamente um ano desde que a Organização Mundial da Saúde oficialmente reconheceu a pandemia. O número de mortos excedeu dois milhões e a Itália está enfrentando um novo período de medidas rígidas para conter o virus.

O impacto da pandemia tem sido diferente nos diferentes países, também como resultado das políticas que cada governo tem implantado e as condições pré-existentes em termos de bem-estar e confiança da população em suas comunidades.

Nós urgentemente precisamos aprender a lição que a Covid nos deu”, afirma Jeffrey D. Sachs, Presidente da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, organização que tem publicado o relatório anual há 9 anos. “A pandemia é um lembrete de todas as ameaças ambientais que nos afetam, a urgente necessidade de se trabalhar conjuntamente e a dificuldade para conseguir alguma cooperação nos países isolada e globalmente. O World Happiness Report 2021 nos relembra que precisamos trabalhar para conquistar bem-estar, não meramente riqueza, que certamente será incerta se não melhorarmos a forma como enfrentamos o desafio do desenvolvimento sustentável”, complementa ele.

“Surpreendentemente, em média, não houve um declínio no bem-estar geral. Uma possível explicação é que as pessoas veem a Covid-19 como uma ameaça externa comum, afetando qualquer pessoa e resultando em um maior senso de solidariedade e empatia”, disse John Helliwell, professor da British Columbia University. “Foi muito difícil este ano, mas os dados mostram sinais significativos de resiliência”, explicou Lara Aknin, professora da Simon Fraser University.

Covid-19 e mortalidade

O Relatório tentou responder a uma questão fundamental: por que as taxas de mortalidade são tão diferentes em nível global? Essa taxa é significativamente mais alta na América e na Europa do que na Ásia, Austrália e África.

Os fatores decisivos incluem idade da população, a configuração geográfica (como ser uma ilha) e a proximidade com outras áreas altamente afetadas. Além disso, algumas diferenças culturais afetaram ainda mais a taxa de mortalidade: a confiança nas instituições públicas; o conhecimento adquirido com pandemias anteriores; desigualdade de renda; e o fato de o governante ser mulher, por exemplo.

“A experiência do Leste Asiático mostrou que políticas rigorosas não só controlaram a pandemia de forma eficaz, mas também mitigaram o impacto adverso das notícias diárias sobre a felicidade das pessoas”, disse Shun Wang, professor do Instituto de Desenvolvimento Coreano.

Saúde mental e impacto da pandemia no trabalho foram outros aspectos abordados pela publicação. O relatório está disponível no site www.worldhappiness.report.

Como Benefit company, status legal adotado em 2019, a illycaffè agregou aos seus estatutos uma série de áreas de atuação com base nos valores que pretende perseguir. Isso também inclui a qualidade de vida, que é alcançada com base nos princípios da sustentabilidade econômica, social e ambiental e no apoio a parcerias globais para atingir esse objetivo. A felicidade dos colaboradores e das comunidades onde atua é uma área de atuação fundamental para a empresa. Outras áreas de ação incluem o compromisso com a preservação de uma cadeia de valor responsável e uma agricultura sustentável e o compromisso com a economia circular em benefício do planeta, que exige uma melhoria na eficiência energética e na utilização de recursos para reduzir progressivamente as emissões ao longo da cadeia de abastecimento.