A abertura da Conferência do G7 sobre Educação, em Trieste, focou na Capacitação no Setor Cafeeiro

O evento colateral “O papel da educação e da formação profissional: O Estudo de Caso da Cadeia de Fornecimento de Café para Promover o Desenvolvimento Sustentável“, organizado pela illycaffè e pela Fondazione Ernesto Illy, marcou a abertura da Reunião Ministerial do G7 sobre Educação, em Trieste, presidida pelo Ministro Giuseppe Valditara.

A reunião concentrou-se no valor da formação como instrumento de combate às alterações climáticas e à pobreza. Participaram Giuseppe Valditara (Ministro da Educação e do Mérito), Gerardo Patacconi (Diretor de Operações da Organização Internacional do Café), Tidiane Ouattara (Representante da União Africana), Andrea Illy (Presidente da illycaffè), Andrea De Marco (Perito em Desenvolvimento Industrial e Gestor de Projetos da UNIDO), Stefania Giannini (Diretora Geral Adjunta da UNESCO para a Educação), Laura Frigenti (CEO da Parceria Global para a Educação), e Fernanda Maria Roche Soares dos Santos (Conselheira da Embaixada do Brasil).

O mercado do café, já altamente volátil e caracterizado por um acesso inadequado ao crédito e por uma baixa propensão para o investimento, enfrenta agora os efeitos agravados pelas alterações climáticas e pela escassez de mão de obra jovem. Estes fatores tornam as comunidades cafeeiras extremamente vulneráveis. A educação e a formação são essenciais para garantir a sustentabilidade econômica, social e ambiental dos produtores de café.

“A educação é um fator-chave para alcançar os objetivos de resiliência, sustentabilidade ambiental, valor agregado, circularidade da cadeia de valor e apoio às famílias dos produtores de café, conforme indicado na declaração da cúpula do G7 em Puglia”, disse Andrea Illy durante o evento. “As alterações climáticas, que põem em risco mais de 50% das terras aráveis, exigem uma melhoria significativa das práticas agrícolas e, consequentemente, das competências e capacidades dos agricultores. Além disso, sabe-se que a educação é a primeira e a mais eficaz ação para combater a pobreza, uma questão importante que afeta a cafeicultura. Grande parte do conhecimento sobre as cadeias de fornecimento de café é produzido em Trieste e, durante mais de 25 anos, a illy, através da Università del Caffè, tem estado envolvida na transferência de tecnologia em 23 países, ligando produtores e consumidores. Estamos particularmente honrados por representar um estudo de caso para as principais instituições do mundo.”

A Università del Caffè, o centro de formação da illy, que celebra este ano o seu 25º aniversário, cria valor através de atividades de formação e ações de sensibilização destinadas a promover uma cadeia de fornecimento de café sustentável que respeita o ambiente e a biodiversidade, promove a empregabilidade e o empreendedorismo entre os jovens e reforça o diálogo e a cooperação entre os vários agentes do setor do café.

Embora a formação seja o tema subjacente a todas as atividades e seja a base para o desenvolvimento das comunidades cafeeiras, a Fondazione Ernesto Illy aborda necessidades locais específicas com projetos destinados a mitigar e prevenir problemas sociais e promover o bem-estar das comunidades locais. Em muitos países, por exemplo, faltam infraestruturas sociais eficazes e, por vezes, os menores não são suficientemente protegidos. A Fondazione Ernesto Illy apoia a construção de escolas, serviços educativos e cuidados de saúde para os filhos dos trabalhadores do setor cafeeiro.

“Cerca de um terço das mais de 4,9 bilhões de pessoas que vivem nos países produtores de café têm idades entre os 15 e os 34 anos”, observou Gerardo Patacconi. “Só preenchendo as lacunas na educação e formação técnica e profissional (TVET) nesses países, investindo nos jovens e reduzindo as lacunas de gênero e as lacunas no acesso a conhecimentos e tecnologias, será possível enfrentar com eficácia as ameaças que caracterizam a cadeia global da oferta de café: as alterações climáticas e os baixos rendimentos dos agricultores. Enquanto OIC, Organização Mundial do Café, com 75 governos membros de países produtores e consumidores de café, e integrando o setor através de um grupo de trabalho, estamos convencidos de que só promovendo boas práticas através da formação e do investimento na educação, através de modelos público-privados, poderemos vencer o desafio da sustentabilidade do setor, garantir o bem-estar dos produtores e de todos os operadores da cadeia de abastecimento, e responder às exigências dos milhões de pessoas que consomem cerca de 3 mil milhões de xícaras de café todos os dias.”

O reconhecimento, na declaração final do G7 em Puglia, do apoio a uma iniciativa público-privada para promover políticas e afetar recursos destinados a aumentar o valor da economia circular do café e a apoiar os pequenos produtores encoraja a indústria a continuar o seu empenho ao lado das instituições, posicionando-se como um protagonista fundamental na transferência de know-how e assistência técnica aos países produtores, pilares essenciais para a criação de uma economia sustentável.