A illycaffè apoia a retrospectiva Lee Ufan, renomado artista coreano reconhecido por seu estilo minimalista
A illycaffè, marca mundial de café conhecida por seu compromisso com a qualidade sustentável e a sua ligação singular ao mundo da arte contemporânea, apoia a retrospectiva de Lee Ufan. Trata-se de uma das figuras mais significativas associadas à escola Mono-Ha, um movimento artístico que mistura matérias-primas com elementos industriais. A retrospectiva acontece de 27 de outubro de 2023 a 28 de abril de 2024, na Hamburger Bahnhof – Nationalgalerie der Gegenwart (Galeria Nacional de Arte Contemporânea), em Berlim.
Com curadoria de Sam Bardaouil e Till Fellrath, a exposição oferece uma visão completa do trabalho deste artista e filósofo coreano, abrangendo 50 anos através de cerca de cinquenta obras de arte. Os visitantes que procuram um momento de descontração podem fazer uma pausa na bicicleta illy no piso térreo do museu e desfrutar de um café enquanto saboreiam o exclusivo blend illy.
Estamos muito contentes em apoiar a retrospectiva de Lee Ufan, um artista que nos conquistou pela sua capacidade de descrever conceitos complexos através da essencialidade dos seus traços – declara Cristina Scocchia, CEO da illycaffè – Mesmo com a decoração que propôs para a última illy Art Collection, o artista propôs de forma ideal o espaço físico e temporal para nos dedicarmos às pessoas e ao ambiente que nos rodeia. Uma pausa para o café para ser vivida com a simplicidade que o seu pensamento artístico nos transmite”.
Sam Bardaouil e Till Fellrath, diretores da Hamburger Bahnhof, afirmaram. “Lee Ufan é mundialmente conhecido como um artista pioneiro que, ao longo de seis décadas, ultrapassou os limites da pintura e da escultura. A sua abordagem única ao minimalismo, aliada à sua profunda compreensão da filosofia e da literatura, distingue-o da maioria dos seus contemporâneos, resultando numa prática que é verdadeiramente universal. Estamos gratos pelo apoio da illycaffè na realização da primeira retrospectiva completa de Lee Ufan na Alemanha, na Hamburger Bahnhof.”
Lee Ufan assinou a illy Art Collection, que acaba de ser lançada no mercado internacional. Com o seu estilo minimalista característico, o artista utilizou as icônicas xícaras que, ao longo dos anos, transformaram um objeto de uso diário numa tela em branco, atraindo artistas internacionais de renome. O artista utilizou estas xícaras para transmitir a sua ideia de um encontro, aquele momento específico em que o pincel encontra a tela no tempo e no espaço. As xícaras illy Art Collection apresentam, de fato, uma única pincelada ousada para manter o espaço necessário para que vários elementos interajam e criem uma conexão entre a porcelana branca e a obra de arte. Esta coleção poderá ser adquirida na livraria do museu.
Lee Ufan
Atualmente vivendo entre Tóquio e Paris, Lee Ufan nasceu em 1936, na Coreia. Formou-se na Universidade Nihon, no Departamento de Filosofia, Tóquio, em 1961, e atuou como professor emérito na Tama Art University. Ele é uma das principais figuras da Mono-ha (Escola das Coisas), um movimento de arte contemporânea que surgiu no final da década de 1960. As principais exposições incluem Lee Ufan (2001, Kunstmuseum Bonn), Lee Ufan: The Art of Margins (2005, Museu de Arte de Yokohama), Resonance (2007, Bienal de Veneza), Lee Ufan (2008, Museu Real de Belas Artes da Bélgica), Marking Infinity (2011, Museu Guggenheim de Nova York), Lee Ufan Versailles (2014, Château de Versailles), Lee Ufan. Inhabiting Time (2019, Centre Pompidou-Metz) e Lee Ufan: Open Dimension (2019, Hirshhorn Museum and Sculpture Garden).
illy Art Collection
Para a illycaffè, cujos valores distintivos são o Bem, a Bondade e a Beleza, a arte contemporânea acrescenta beleza ao sabor. A beleza que a illycaffè busca vem do antigo conceito grego de kalokagathìa, que combina kalòs (belo) e agathòs (bom) para criar um novo significado no qual a beleza e a bondade se tornam inseparáveis: uma depende da outra. As xícaras da illy Art Collection são uma expressão tangível desse conceito. O projeto nasceu em 1992 e, por meio dele, a empresa transformou um objeto cotidiano em uma tela em branco, convidando artistas contemporâneos a expressar sua criatividade na xícara de café espresso que Matteo Thun projetou para a illy. Ao longo dos anos, mais de 130 artistas de renome internacional, incluindo Michelangelo Pistoletto, Marina Abramović, Anish Kapoor, James Rosenquist, William Kentridge, Robert Wilson e Ai Weiwei contribuíram com sua arte para essa tela.