ILLYCAFFÈ E BARCOLANA APRESENTADAS PELA GENERALI REVELAM O CARTAZ DE 2025 DESENHADO POR ROBERT WILSON

A illycaffè e a Barcolana revelaram o cartaz oficial da edição de 2025 da regata, criado por Robert Wilson, uma das últimas obras do cenógrafo e artista falecido em 1º de agosto. Seguindo os passos de Michelangelo Pistoletto (2015), Gillo Dorfles (2016), Maurizio Galimberti (2017), Marina Abramović (2018), Olimpia Zagnoli (2019), Lorenzo Mattotti (2020), Ron Arad (2021), Matteo Thun (2022), Judy Chicago (2023) e Stefan Sagmeister (2024), a illycaffè escolheu mais uma vez uma das figuras mais influentes da arte contemporânea internacional para representar a Barcolana. Este é o décimo primeiro ano do compromisso da illycaffè em explorar e expressar o espírito do evento através do olhar de grandes artistas.

Robert Wilson interpreta a Barcolana com uma composição rigorosa e teatral: cada elemento é disposto com precisão cênica, com a luz desempenhando um papel central. Seu trabalho funde a paixão artística com o mar, utilizando elementos gráficos primários e ousados. O azul, iluminado pela luz, transforma-se em céu, mar e velas, devolvendo o evento à sua essência e transmitindo com força os elementos centrais da regata.

Para criar o pôster, Wilson se inspirou em uma frase de Lady from the Sea, sua colaboração com Susan Sontag, que adaptou a peça clássica de Ibsen para o diretor americano: “Não achamos estranho pertencer à terra. Como isso aconteceu? Por que passamos a pertencer à terra? Por que não ao ar? Por que não ao mar? O desejo de ter asas. Os sonhos estranhos em que você pode voar sem surpresa – eles não sugerem algo? E assim há pessoas que acreditam que pertencem ao mar.”

“O cartaz da Barcolana 2025 é uma bela viagem ao azul, uma tonalidade que todos nós, amantes do mar, carregamos dentro de nós”, afirmou Mitja Gialuz, presidente da Sociedade Náutica Barcola e Grignano, organizadora do evento. “Aqueles que velejam e vivem sua paixão pelo mar encontram inspiração e força nas nuances do azul. Essa cor nos une a todos, assim como este cartaz – um dos mais marcantes da coleção de arte e mar que a illycaffè e a Barcolana criam juntas todos os anos.”

“Há mais de vinte anos, a illycaffè orgulhosamente apoia a Barcolana, compartilhando uma profunda paixão pelo mar, pela nossa região e pela cultura”, disse Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. “Trieste é o nosso berço, e apoiar este evento significa celebrar nossas raízes e promover um diálogo contínuo entre arte, comunidade e região. O cartaz de 2025, criado pelo grande Robert Wilson, é uma homenagem ao mar, à sua essência profunda, ao seu poder imaginativo e à sua capacidade de unir as pessoas além de todas as fronteiras.” A Barcolana 2025 será realizada no dia 12 de outubro no Golfo de Trieste, com a regata começando às 10h30. Uma rica programação de eventos em terra e no mar terá início no dia 3 de outubro.

Robert Wilson

Nascido em Waco, Texas, Robert Wilson foi um dos mais importantes artistas teatrais e visuais do mundo. Suas obras para o palco integram de forma não convencional uma ampla variedade de mídias artísticas, incluindo dança, movimento, iluminação, escultura, música e texto. Suas imagens são esteticamente impressionantes e carregadas de emoção, e suas produções receberam elogios do público e da crítica em todo o mundo.
Figura eclética na cena artística contemporânea, diretor, escultor, coreógrafo, pintor, designer de iluminação, videoartista e ator, ele foi uma figura-chave no mundo do teatro experimental e um explorador do uso do tempo e do espaço no palco. Suas produções transcendem as convenções teatrais e redesenharam de forma decisiva a maneira de entender o teatro e a ópera. A originalidade de sua visão se manifestou, no teatro, por meio de uma nova concepção do tempo e do espaço cênico, um uso pessoal da luz, uma centralidade dominante do corpo e rigor na cenografia.

A Barcolana é a maior regata do mundo e acontece todos os anos em Trieste, no segundo domingo de outubro. Organizado em parceria com a Prefeitura de Trieste, a Região Friuli Venezia Giulia, o patrocinador principal Generali e o apoio de vários parceiros, o evento contou com a presença de 2.869 barcos inscritos na 50ª edição, realizada no domingo, 14 de outubro de 2018, um novo recorde mundial para uma regata de vela, que foi seguido pelo registro no Guinness Book of Records. A edição do cinquentenário atraiu mais de 300 mil pessoas a Trieste, confirmando-se como um dos eventos mais concorridos da Itália, com retorno de imagem em todo o mundo. Em 2022, a regata foi vencida pela primeira vez por um barco com uma capitã mulher, a americana Wendy Schmidt, que participou do evento com seu “Deep Blue”, com o duplo objetivo de promover o papel das mulheres na vela e conscientizar sobre a necessidade de proteger o meio ambiente. Precedida por 10 dias de eventos em terra e no mar, a 56ª edição da regata aconteceu em 13 de outubro de 2024 e viu a vitória da Arca SGR com Furio e Marta Benussi no leme, que cruzaram a linha de chegada em 1 hora, 28 minutos e 14 segundos.