illycaffè e Barcolana apresentam o pôster da 54ª regata assinado por Matteo Thun

Da alegria de navegar pelos mares à vibração de uma cidade como Trieste, considerando inclusão, curiosidade e espontaneidade: os valores de Barcolana e a sua relação com os participantes em tudo o que se almeja, ilustrados em uma única imagem, que não é apenas um cartaz, mas um manifesto dos valores da regata.

Depois de Michelangelo Pistoletto (2015), Gillo Dorfles (2016), Maurizio Galimberti (2017), Marina Abramović (2018), Olimpia Zagnoli (2019), Lorenzo Mattotti (2020) e Ron Arad (2021), a illycaffè, diretora artística do cartaz Barcolana, escolheu o designer e arquiteto italiano Matteo Thun para ilustrar a 54ª edição da maior regata de vela do mundo. 

“Barcolana representa alegria, dedicação e lealdade. Me inspirei no otimismo da regata para criar um cartaz que ressoasse com a nossa natureza humana e expressasse a importância de acrescentar ao mundo o nosso toque humano, o nosso respeito, empatia e espontaneidade. A minha assinatura na xícara concebida há trinta anos traz uma mensagem simples: deixemos uma impressão positiva no mundo” explica Matteo Thun.

O pôster capta e resume o espírito com que a Barcolana nasceu em 1969; o mesmo espírito que tem conduzido os organizadores, Società Velica di Barcola e Grignano, há mais de 50 anos. Matteo Thun identificou elementos distintivos – o DNA da Barcolana, com uma impressão digital cujas linhas recordam as correntes marítimas – que projetam este evento para além do mundo da vela e ilustram o universo de valores da regata. Em última análise – explica Matteo Thun – Barcolana é a alegria de compartilhar uma paixão através da qual podemos cultivar valores partilhados.

“É com grande alegria que renovamos mais uma vez a nossa parceria com Barcolana, um acontecimento único com o qual illycaffè partilha profundas raízes: o nosso povo e o nosso território”, diz Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. “Para a 54ª edição, decidimos confiar o desenho do pôster à Matteo Thun, que decidiu celebrar o espírito da regata através da metáfora de uma impressão digital: à medida que linhas paralelas fluem através dela, por vezes cruzam-se ou rompem-se, criando um desenho que recorda as correntes marítimas e transmitem emoções positivas enquanto celebra a importância da interconexão. Esta imagem realça como Barcolana, a maior regata de vela do mundo, é capaz de transmitir ao mundo valores partilhados, a harmonia entre o homem e a natureza, a inclusão, a empatia, o respeito e a alegria de viver”.

“O manifesto de Matteo Thun para a edição de 2022”, comentou Mitja Gialuz, Presidente da Società Velica di Barcola e Grignano “é uma síntese perfeita dos profundos valores por detrás do Barcolana. Para os marinheiros, as correntes são variáveis independentes que devem ser levadas em conta quando se traça uma rota. Ao dar forma à 54ª edição, que surge após dois anos de pandemia, estamos redescobrindo precisamente esses valores, da curiosidade à vitalidade, da inclusão ao respeito. Afinal, a imagem também evoca um ouvido e nos lembrar sobre a necessidade de ouvir. Ouvir as pessoas de Barcolana que querem voltar a experimentar plenamente a magia da maior regata à vela do mundo”.

A regata Barcolana será realizada, às 10h30, no dia 9 de outubro de 2022, no Golfo de Trieste. Será precedida por uma série de eventos, tanto em terra como no mar, a partir de 30 de setembro. As inscrições para a regata, que começaram em 29 de junho, podem ser feitas pelo site www.barcolana.it. A Società Velica di Barcola e Grignano enviará 400 cartazes e 4.000 postais com as imagens do pôster oficial para os clubes de iates e armadores que participaram das edições anteriores do evento. 

Matteo Thun, arquiteto e designer, nasceu e foi criado na região bilingue de língua alemã e italiana do sul do Tirol, Itália. Após seus estudos com Oskar Kokoschka e Emilio Vedova na Academia de Salzburgo, formou-se em licenciatura em Arquitetura pela Universidade de Florença. Co-fundou o grupo ‘Memphis’ em Milão, em 1981, com Ettore Sottsass e abriu o seu próprio estúdio em Milão, em 1984. Fundou Matteo Thun & Partners em 2001 – os desenhos do estúdio são inspirados pela simplicidade atemporal e centrados na escala humana. A empresa opera internacionalmente nos setores de hotelaria, saúde, residencial, escritórios e design de produtos. Contando com uma equipe de 70 arquitetos interdisciplinares, designers de interiores, de produtos e gráficos, Matteo Thun trabalha de micro a macro escalas com foco na gestão de projetos altamente complexos. O trabalho prioriza a durabilidade estética, a longevidade tecnológica e a vida futura de edifícios e produtos. Um profundo respeito pela alma de um projeto e uma abordagem sensível à individualidade do cliente, esse é o segredo de todo o trabalho de Matteo Thun. Especializado em hospitalidade, com especial enfoque em projetos hoteleiros e residências de luxo, Matteo Thun fornece conceitos personalizados em arquitetura, interiores e soluções de iluminação. O bem-estar, também está no centro da sua filosofia de design, ressaltado por projetos de saúde, onde a relação entre os pacientes e o seu ambiente físico é a principal preocupação. A arquitetura, design de interiores e produtos de Matteo Thun são resultado de um diálogo contínuo entre os clientes e o seu DNA, sua localização, seus residentes e a sua cultura. Barcolana, a maior regata de vela do mundo, é realizada todos os anos no segundo domingo de outubro, em Trieste. Organizada em parceria com o Município de Trieste, o governo regional de Friuli Venezia Giulia, seu principal patrocinador, conta com o apoio de vários parceiros. A 50ª regata anual, que aconteceu no domingo, 14 de outubro de 2018, contou com a participação de 2869 iates, um novo recorde mundial para uma regata de vela. A 50ª edição reuniu mais de 300.000 pessoas em Trieste, posicionando-se como um dos eventos mais populares na Itália. Barcolana foi um dos poucos eventos desportivos com destaque na Europa durante a pandemia de Covid, de 3 a 11 de outubro de 2020. Em 2021, segundo ano do Covid, o evento reuniu 1650 barcos na linha de partida e ventos fortes, o que reduziu o percurso e o número de cascos efetivamente no mar: a vitória foi para Arca SGR. A edição de 2022 acontece de 30 de setembro a 9 de outubro de 2022.