illycaffè, parceira da ARCOmadrid, apresenta a coleção illy Art Collection assinada por Pascale Marthine Tayou e a 16ª edição do Prêmio illy SustainArt
Há 18 anos que a illycaffè é a parceira oficial da ARCOmadrid, feira de arte contemporânea que será realizada na capital espanhola, de 22 a 26 de fevereiro de 2023. Na edição de 2023, a illy apresenta a nova coleção illy Art Collection assinada pelo artista de renome internacional Pascale Marthine Tayou e a 16ª edição do illy SustainArt Award.
“Estamos orgulhosos de ser parceiros da ARCOmadrid, uma das principais feiras internacionais de arte contemporânea, com a qual temos colaborado com muito sucesso desde 2005, a fim de explorar as novas fronteiras da criatividade”, diz Carlo Bach, diretor artístico da illycaffè.
illy Art Collection assinada por Pascale Marthine Tayou
Durante a ARCOmadrid, a illycaffè apresenta a nova illy Art Collection e a lata correspondente assinada pelo artista Pascale Marthine Tayou. Através desta illy Art Collection, o artista escolheu uma paleta de cores que recorda as paisagens africanas: a máscara estilizada encostada a uma árvore cujos ramos trazem ovos que neles crescem simbolizando o nascimento e a criação, ponderando ao mesmo tempo as grandes questões do nosso tempo: conflitos, sustentabilidade ambiental, globalização e imigração.
No illy lounge, localizado no Stand 7B36 no Hall 7 do IFEMA MADRID, os amantes e expositores de arte poderão descobrir a nova illy Art Collection assinada por Pascale Marthine Tayou e mergulhar num ambiente em que a beleza e a bondade se misturam no design sofisticado que refere o estilo de assinatura da obra do artista e o aroma do exclusive blend illy.
O illy lounge será enriquecido por duas obras de arte feitas por Pascale Marthine Tayou: a pintura Chalk’s Frescoes e a escultura de vidro Pascale’s dolls.
Chalk’s Frescoes
Desde 2008, Pascale Marthine Tayou utiliza quadros com giz ou bastão de giz em suas obras. Para o artista, são objetos que têm um valor simbólico relacionado com a formação. Uma educação que deve nos orientar e guiar em nosso destino. Por vezes, as noções aprendidas podem nos paralisar e impedir de escolher outras formas. Em vez de utilizar bastão de giz para escrever “Conhecimento”, como acontece na escola, Pascale Marthine Tayou utiliza este material para reunir “conhecimento” potencial. Ele usa portanto o bastão de giz como elemento construtivo do trabalho, consciente de que não existe apenas uma mensagem escrita, mas uma multiplicidade de encontros e possibilidades.
Poupées Pascale
As Poupées Pascale (bonecas de Pascale) são esculturas de vidro cobertas por uma multiplicidade de diferentes materiais: café e chocolate em pó, fios têxteis, fibras vegetais, animais de trapos, pingentes de ossos, pedras, penas e palhinhas coloridas, pérolas, ovos e giz.
A natureza e a proveniência destes materiais varia muito, combinando artesanato e produção industrial, contextos rurais e urbanos, tradição e progresso. Juntos, sobrepostos, misturados sem qualquer critério aparente para além de uma heterogeneidade casual e abundante, a sua função parece pendurar no equilíbrio entre o puramente decorativo (e portanto acessório) e o fundamental (o inalienável) como elemento de caracterização.
Pascale Marthine Tayou iniciou esta série de obras em 2005 e tem continuado a realizá-las desde então. Foi inicialmente inspirado durante uma viagem a Veneza, quando o artista viu um vaso de vidro Murano que à primeira vista confundiu com uma escultura tribal africana. Les Poupées são um exemplo perfeito do processo de crioulização identificado e teorizado por Édouard Glissant, um processo que permeou grande parte da sociedade contemporânea, uma “mistura de artes e linguagens que produz o inesperado […], um espaço em que a dispersão permite aproximações, em que choques culturais, desarmonias, desordens e interferências se tornam forças criativas”.
Nova edição do Prêmio illySustainArt apoia novos artistas
No dia 23 de fevereiro, às 16h30, o vencedor da illySustainArt será anunciado no illy lounge. Este prêmio para artistas emergentes foi criado pela illycaffè em colaboração com a ARCOmadrid e agora em sua 16ª edição. Anteriormente recebido por artistas como Ana Navas, Felipe Cohen, Hellen Ascoli ou Marcelo Cidade, este prêmio destina-se a impulsionar a carreira de jovens criadores em nível internacional.
Nesta ocasião, o prêmio irá reconhecer o trabalho de um dos artistas com menos de 40 anos de qualquer nacionalidade, cujo trabalho artístico é exposto na feira. Os membros do júri da 16ª edição do prêmio serão: Patrizia Sandretto (Curadora e fundadora da Fondazione Sandretto Re Rebaudengo), Tania Pardo (Diretora Adjunta do Museu CA2M, Centro de Arte Dos de Mayo), Ianko López (Jornalista da Vanity Fair e especialista em arte visual) e Carlo Bach (Diretor de Arte na illycaffè). O prêmio consiste em 15.000 euros em dinheiro para o artista produzir uma obra de arte que será revelada no illy lounge durante a ARCOmadrid 2024.
Os visitantes também poderão desfrutar de um café espresso no “Nonsolocaffè”, localizado no Stand 9C28 no Hall 9 do IFEMA MADRID.
illy e a arte contemporânea – illy art collection
A illy é uma marca global de café fundada em 1933, em Trieste, e reconhecida pela sua qualidade sustentável e pelo seu papel como parceira oficial da arte contemporânea há mais de 30 anos. A empresa italiana transformou um objeto quotidiano, como a xícara branca de café espresso, em uma das mais completas – e acessíveis a todos – coleções de objetos de arte do mundo.
A busca, descoberta e valorização da beleza e do que é novo são características distintivas da cultura empresarial da illy. A fim de tirar o máximo partido delas, a empresa com sede em Trieste colabora com as principais feiras globais de arte contemporânea e com as principais instituições de arte espanholas, tais como ARCOmadrid, Museo Reina Sofía, a Fundação Thyssen-Bornemizsa, Círculo de Bellas Artes, Guggenheim Bilbao, MACBA e o Museu de Design de Barcelona.
Para a illycaffè, cujos valores distintivos são o Bem, a Bondade, a Beleza, a arte contemporânea acrescenta beleza ao gosto. A beleza que illycaffè se esforça por alcançar é inspirada pelo antigo conceito grego de kalokagathìa, que combina kalòs (o que é belo) e agathòs (o que é bom) para criar um novo significado no qual a beleza e o bem se tornam um, cada um dependendo do outro.
As xícaras da illy Art Collection são uma expressão tangível deste conceito. Este projeto foi lançado em 1992, e através dele a empresa transformou um objeto quotidiano em uma tela em branco, convidando artistas contemporâneos a expressar a sua criatividade na xícara de espresso que Matteo Thun concebeu para a illy. Ao longo dos anos, esta tela tem apresentado o trabalho de mais de 100 artistas de renome internacional, incluindo Michelangelo Pistoletto, Marina Abramović, Anish Kapoor, James Rosenquist, William Kentridge, Yoko Ono, Mona Hatoum, Robert Wilson, Ai Weiwei e outros.
Os amantes de café que bebem um espresso illy de uma xícara concebida por um artista combinam o aroma e sabor do blend illy com uma experiência estética, visual e tátil completa, entrando em uma relação com a arte contemporânea.