illy destaca-se entre as marcas mais amadas do mundo
illy é a marca italiana mais amada no mundo de acordo com o ranking anual ‘Love Brands 2022’ da Talkwalker – a plataforma que é líder mundial em Inteligência do Consumidor.
A empresa de Trieste ficou em segundo lugar no ranking global Love Brands (os melhores resultados para uma marca italiana), apenas abaixo da Asics (em 1º lugar) e à frente de super marcas como Jimmy Choo (7º), Muji (10º), Bosch (19º), Palmolive (20º), Lancome (21º), Nescafé (22º), L’Oreal (29º), Adidas (45º) e Apple (47º). A próxima melhor marca italiana no ranking mundial, Dolce & Gabbana, terminou em 23º lugar, seguida por Missoni em 32º e pela Alfa Romeo em 36º.
O excelente resultado foi repetido pela illy no Top 10 italiano, onde ficou em terceiro lugar atrás de Aprilia (1º) e Abarth (2º), batendo várias marcas de moda como Prada, Dolce & Gabbana, Valentino e Gucci. Novo no ranking, o Zoom conquistou os italianos durante os meses difíceis da pandemia. Ainda no Top 10 estão duas marcas estrangeiras de renome, que têm um lugar especial no coração dos italianos: IKEA e Lego.
O estudo, realizado através do Talkwalker’s Consumer Intelligence Acceleration Platform™ em conjunto com a Hootsuite, avaliou 1.500 marcas em vários países do mundo, em um total de 2,6 mil milhões de conversas (entre julho de 2021 e março de 2022) através de redes sociais, notícias, blogs, fóruns entre outros canais. Love Brands mede a capacidade e dedicação das marcas em estabelecer um laço emocional com os seus consumidores, resultando no Top 50 do ranking mundial, e no Top 10 do ranking em cada país participante, incluindo a Itália.
“Estamos orgulhosos com o resultado – afirma Cristina Scocchia, CEO da illycaffè – porque confirma que as pessoas compreendem e reconhecem os enormes bens intangíveis contidos na marca illycaffè. Um valor que se expressa não só através da qualidade do produto e do serviço, mas também com o valor que geramos ao longo de toda a cadeia de produção com o objetivo de criar um impacto positivo nas pessoas e no ambiente”.
“Medir o conceito de amor através de interações nas redes sociais é, compreensivelmente, quase impossível, uma vez que estas são métricas intangíveis – explica Francesco Turco, Gestor de Marketing da Talkwater para Itália – No entanto, é possível medir os sintomas que demonstram paixão por uma marca, tais como: sentimentos positivos, palavras que se referem ao amor, emoção ou alegria; e compromisso, ou a capacidade de manter a relação com a marca viva e fresca. Nos rankings deste ano – Turco ainda salienta: também consideramos uma sólida consciência social, ambiental e econômica“.
Talkwalker – Love Brands’ Top 10 mundial em 2022
1ºAsics
2º illy
3º Colorbar Cosmetics
4º Nuxe
5º Maisons du Monde
6º Bonduelle
7º Jimmy Choo
8º Kewpie
9° Fjällräven
10º Muji
Talkwalker – Love Brands’ Top 10 na Itália em 2022:
1º Aprilia
2º Abarth
3º illy
4º Prada
5º Zoom
6º IKEA
7º Dolce & Gabbana
8º Valentino
9º Gucci
10º Lego