15ª edição do Mestrado em Economia e Ciência do Café – Ernesto Illy reúne alunos de 20 países
A décima quinta edição do Mestrado Interuniversitário de Primeiro Nível em Economia e Ciência do Café – Ernesto Illy tem início oficial hoje. O programa foi concebido pela illycaffè e pela Fundação Ernesto Illy ETS para oferecer uma formação completa sobre os aspectos biológicos, agronômicos, tecnológicos e econômicos que vão do cultivo da planta do café ao produto final.
Destinado a jovens graduados em economia, engenharia e ciências agrícolas, o programa de mestrado reúne 26 alunos de 20 países: Brasil, Camarões, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Filipinas, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Lituânia, Malaui, Moçambique, Noruega, Peru, Ruanda, Tanzânia e Uganda.
Gerardo Patacconi foi nomeado novo diretor do programa de mestrado. Selecionado por seu amplo conhecimento da cadeia de valor do café, ele orientará tanto a estratégia de desenvolvimento quanto o caminho educacional. Patacconi anteriormente liderou operações na Organização Internacional do Café (OIC) e ocupou cargos importantes na UNIDO, com foco no desenvolvimento agroindustrial e na sustentabilidade.
O programa acadêmico inclui mais de 400 horas de ensino ministradas por 60 professores em formato híbrido. As aulas começam online e continuam presencialmente a partir de maio de 2026, terminando com um projeto relacionado a uma das disciplinas abordadas durante o programa.
Além da illycaffè e da Fundação Ernesto Illy ETS, o programa conta com o apoio da Universidade de Trieste, da Universidade de Udine, da SISSA (Escola Internacional de Estudos Avançados de Trieste) e do Parque Científico e Tecnológico de Trieste – Area Science Park. Também está confirmada para esta edição a bolsa parcial concedida pela Fundação Friuli. Um total de 17 estudantes se beneficia anualmente do apoio financeiro oferecido pela Fundação Ernesto Illy ETS: 12 estudantes recebem bolsas integrais e 5 recebem bolsas parciais.
“Estamos felizes, como Fundação Ernesto Illy, em poder nos dedicar a formar jovens talentos que estão entrando no mundo do café”, disse Anna Illy, presidente da Fundação Ernesto Illy e membro do Conselho de Administração da illycaffè. “Há 15 anos, o Programa de Mestrado em Economia e Ciência do Café forma profissionais altamente qualificados que irão aprimorar a excelência deste produto em nível internacional, promovendo a inovação em toda a cadeia de valor. O programa deste ano foi supervisionado pelo novo diretor, Gerardo Patacconi, cuja liderança e profundo conhecimento do setor enriquecem ainda mais a jornada educacional.”
Desde sua primeira edição, o Programa de Mestrado em Economia e Ciência do Café Ernesto Illy já recebeu mais de 290 alunos de mais de 40 países em todo o mundo. O programa contribuiu para a formação de profissionais especializados em café, comprometidos com a aplicação da abordagem ética e sustentável que distingue o modelo de negócios da illycaffè, ao mesmo tempo em que protege, promove e apoia a qualidade sustentável do café illy.
