Ana Navas venceu a 15ª edição do illySustainArt, prêmio para jovens artistas realizado durante a ARCOmadrid, feira internacional de arte contemporânea, na qual a illy é uma das parceiras

Ana Navas, representada pela galeria alemã Sperling, é a vencedora da 15ª edição do illySustainArt, prêmio criado pela illycaffè em parceria com a ARCOmadrid, para artistas revelações de países produtores de café que exibem seus trabalhos durante a feira.

A ganhadora do prêmio, que nasceu no ano de 1984, em Quito, cresceu na Venezuela e atualmente vive e trabalha nos Países Baixos. O júri, composto por Patrizia Sandretto Rebaudengo, colecionadora e fundadora da Fondazione Sandretto, Catalina Lozano, curadora, Pily Estrada, curadora e responsável pela área cultural da Embaixada do Equador, em Paris, e por Carlo Bach, diretor de arte da illycaffè, – premiou Ana Navas “por sua forma muito especial de trabalhar a arte com humor, rompendo as fronteiras entre as artes plásticas e a arte popular”.

Ana aplica uma abordagem histórica e imaginativa para questionar a relação entre forma e função, e entre objetos comuns “originais” e “copiados” e aparentemente inofensivos. Com a illySustainArt ela recebeu um prêmio de 15.000 euros.

A illycaffè renovou sua parceria com a ARCOmadrid pelo 17º ano consecutivo. A ARCOmadrid é a feira internacional de arte contemporânea, que acontece em Madrid entre os dias 23 e 27 de fevereiro de 2022.

Na ARCOmadrid, a illycaffè apresentou a nova illy Art Collection e as latas assinadas por Mona Hatoum, a artista de renome internacional, cuja poesia e política se manifestam em instalações, esculturas, vídeos, fotos e trabalhos em papel. Nesta illy Art Collection em especial, os padrões e cores decorados nas xícaras e latas lembram o estilo típico do keffiyeh, o tradicional lenço árabe.

No espaço da illycaffè, visitantes e expositores podem explorar a nova coleção em um cenário onde a beleza se funde ao sabor, cercado por um design requintado, que reproduz os padrões gráficos da artista libanesa com o aroma do blend único illy.

illy e a arte contemporânea – illy Art Collection

A busca, a descoberta e valorização da beleza e do novo são características da cultura corporativa da illy. Para promovê-los, a empresa sediada em Trieste tem parcerias com as principais feiras de arte contemporânea do mundo.

Para a illycaffè, cujos valores de marca são o bem, a bondade e a beleza, a arte contemporânea agrega a beleza ao gosto. A beleza pela qual a illycaffè se esforça está associada ao termo grego antigo kalokagathìa, cunhado pela combinação de kalòs (belo) e agathòs (bom) para criar um significado no qual a bondade e a beleza se tornam indivisíveis, uma dependente da outra.

As xícaras illy Art Collection são uma expressão tangível desse conceito, um projeto que nasceu em 1991 quando a empresa transformou um objeto do cotidiano em uma tela em branco, convidando artistas contemporâneos a expressar sua criatividade no exterior de uma xícara de café espresso que Matteo Thun tinha projetado para a illycaffè. Ao longo dos anos, mais de cem artistas de renome internacional trabalharam nesta tela: Michelangelo Pistoletto, Marina Abramović, Anish Kapoor, James Rosenquist, William Kentridge, Yoko Ono, Gillo Dorfles, Robert Wilson, Ai Weiwei, entre outros.