Evento da Experimental Agrícola na Chapada de Minas

Há um ano, alguns produtores fundaram na região da Chapada de Minas o “Instituto do Café da Chapada de Minas”, cujo objetivo é trabalhar a governança e promover o desenvolvimento da cafeicultura regional. Tal iniciativa foi impulsionada pela melhoria na qualidade dos cafés ali produzidos e o interesse em disseminar a ideia entre os demais. Como referência, muito se tem falado sobre os bons resultados da região no Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, afinal o número de produtores finalistas da região tem aumentado nos últimos anos.

Desta forma, o Instituto idealizou um evento na intenção de interagir produtores em potencial com fornecedores Illy para, então, desmistificar a ideia de que fazer café de qualidade é algo impossível naquela região. Realizado no dia 23 de abril, o evento contou com um público de 80 pessoas, composto por produtores, familiares, funcionários e formadores de opinião.

A apresentação “O Valor da Sustentabilidade no Café Especial” foi conduzida por Sérgio D’Alessandro, Engenheiro Agrônomo e Consultor da Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè. Nela, além de falar sobre o Programa de Sustentabilidade da illycaffè, foram abordadas as vantagens de se produzir café com qualidade para os padrões illycaffè, e o impacto positivo que a adoção de boas práticas de produção trazem à sua produção como um todo.

Houve a presença da Engenheira Agrônoma Luana Almeida, Coordenadora do Departamento de Compras da illy no Brasil, elucidando aos produtores como se tornar um fornecedor, os padrões adotados e as modalidades de compra da illycaffè no Brasil. O evento foi muito positivo, levando informação técnica e promovendo a integração junto aos produtores fornecedores illy nesta região das Chapadas de Minas.