illycaffè anuncia os 40 finalistas do 35° Prêmio Ernesto Illy
A expectativa e a excelência se consolidam mais uma vez na 35ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Com orgulho, a illycaffè revela os 40 finalistas da premiação nacional e reconhece os melhores cafés brasileiros que representam a produção sustentável e de alta qualidade.
Selecionados por uma rigorosa análise da Comissão Julgadora da Experimental Agrícola do Brasil Ltda/illycaffè, responsável por adquirir o café brasileiro para compor o exclusivo blend 100% Arábica da marca, as amostras passaram por diversas avaliações técnicas, sem qualquer referência de origem ou produtor, garantindo total imparcialidade.
“Selecionar as melhores amostras de café é sempre um desafio, pois a qualidade dos cafés disponíveis melhora a cada ano. Nosso processo de seleção envolve a avaliação das amostras, numeradas e sem identificação de produtor ou região de origem, garantindo imparcialidade e foco na qualidade. Cada membro da equipe realiza uma avaliação individual, e, posteriormente, unimos as opiniões para definir as amostras selecionadas”, revela Dr. Aldir Teixeira, CEO da Experimental Agrícola e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio, desde 1991.
A competição, que ocorre em âmbito nacional, reforça a tradição de Minas Gerais como maior representante entre os finalistas, com produtores das regiões do Cerrado, Chapada, Matas de Minas e Sul de Minas que, nesta edição, concorrem com três de São Paulo e um do Centro-Oeste.
Essas presenças reforçam o compromisso do Brasil com a produção de cafés sustentáveis de excelência, uma jornada que já rendeu destaque internacional e o país foi reconhecido como melhor café do mundo em duas edições consecutivas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy.
Em 2024, o destaque foi para a Fazenda Serra do Boné, em Araponga (Matas de Minas), dos irmãos Matheus e Nathan Lopes Sanglard, que foi coroada com o prêmio “Best of the Best” por um júri internacional de nove especialistas. Na edição anterior, a fazenda brasileira São Mateus Agropecuária, de Varjão de Minas (Cerrado Mineiro), conquistou o reconhecimento máximo, reforçando a reputação do Brasil no cenário global do café de qualidade sustentável.
Segundo Dr. Aldir, os cafeicultores brasileiros vêm investindo continuamente em práticas agrícolas regenerativas e sustentáveis, elevando ainda mais o padrão de qualidade e responsabilidade socioambiental na produção de café.
Em maio de 2026, durante a cerimônia de premiação do 35º Prêmio Ernesto Illy, os três primeiros colocados nacionais receberão prêmios em dinheiro, diplomas e uma viagem internacional para participar do 11º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy. Além disso, também serão anunciados os vencedores regionais e o Classificador do Ano.
Mais de 400 amostras foram cuidadosamente avaliadas, considerando critérios como cor, aspecto, teor de umidade, peneiras, torração, qualidade da bebida, degustação de espresso, além de análises químicas que garantiram conformidade com os limites globais de resíduos de agroquímicos, conforme os padrões da illycaffè.
Confira a relação dos 40 finalistas do prêmio nacional em ordem alfabética (a relação não representa a ordem de colocação).

