illycaffè e Barcolana revelam o pôster da 53ª edição by Ron Arad

Novas rotas, um novo espírito de participação e novos eventos aguardam a 53ª regata de iates Barcolana, marcada para um domingo, 10 de outubro, e precedida por uma rica lista de eventos em terra e online a partir de 1º de outubro, em Trieste, no norte da Itália. Seguindo uma tradição iniciada há sete anos, a primeira comunicação oficial da nova edição é a apresentação do pôster da illycaffè para o evento.

Depois de Michelangelo Pistoletto (2015), Gillo Dorfles (2016), Maurizio Galimberti (2017), Marina Abramović (2018), Olimpia Zagnoli (2019) e Lorenzo Mattotti (2020), a illycaffè, encarregada da direção artística do cartaz da competição, escolheu o renomado designer, arquiteto e artista Ron Arad para a 53ª Barcolana.

Para representar a Barcolana 53, Ron Arad, que gosta de redesenhar conceitualmente formas e estruturas, explorando diferentes técnicas, criou um pôster minimalista em que linhas sinuosas e essenciais dão vida à própria essência de uma regata: o mar, os barcos e as suas velas. A vela assume assim novas formas, graças às características estéticas e inovadoras do cartaz, que Ron Arad desenhou com um pincel especial capaz de reproduzir técnicas tradicionais de pintura em meio digital. Por meio de linhas, cores e imagens que evocam cartas e mapas náuticos, ele nos convida a iniciar uma jornada consciente por novos caminhos.

“Le Nuove Rotte” (“Novas Rotas”) também é o mote da edição 2021, destacando a inovação que a Barcolana está trazendo, criando novos eventos em terra e no mar, novas oportunidades de desenvolvimento local e novos rumos para os temas nas quais acredita fortemente – sustentabilidade ambiental e igualdade de gênero – e quer promover por meio do esporte e da paixão pela vela e pelo mar.

“Neste ano, a illycaffè escolheu um designer para o nosso cartaz”, explicou Mitja Gialuz, presidente da Società Velica di Barcola e Grignano, “e foi a melhor escolha possível para representar as novas rotas da Barcolana, porque através das suas linhas precisas, Ron Arad destaca a essência da vela, do mar e da nossa regata. E quando o essencial está claro, é possível focar no que é importante, evoluir e apresentar o que é novo e indispensável. É assim que a Barcolana 53 se apresenta: a essência do evento, a tradição que une os entusiastas da vela e a inovação que nos levará longe, todos nós, em nome do mar. Temos muitos novos desenvolvimentos planejados, regatas e eventos para promover Trieste e acolher os entusiastas da vela. As inscrições começam no dia 29 de junho, e nessa data, partindo da essência que Ron Arad e illycaffè nos indicaram, navegaremos juntos por novas rotas”.

“Estamos felizes em renovar a parceria entre a illy e a Barcolana para esta 53ª edição. São laços profundos que perduram há mais de 20 anos e se materializam no ritual de concepção do cartaz, que este ano foi confiado a Ron Arad, grande artista contemporâneo e ícone do design internacional, que já tinha desenhado uma das coleções de xícaras da illy Art Collection em 2017”, diz Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè. “O mar e a navegação como fonte de inspiração artística, magistralmente interpretados pelo gênio criativo de Ron Arad, que conseguiu criar um pôster único e profundamente contemporâneo em termos de impacto estético. É um ato de beleza e arte, para homenagear a cidade de Trieste, o mundo da vela e o amor pelo bom café”.

A Barcolana está agendada para 10 de outubro de 2021 no Golfo de Trieste, a partir das 10h30 pelo horário local. As inscrições online começam em 29 de junho em www.barcolana.it. A partir de 22 de junho, 400 flyers e 4000 cartões postais com o desenho do pôster serão enviados da sede da Società Velica di Barcola e Grignano e dirigidos a iates clubes e armadores que participaram das edições anteriores, para divulgar o evento diretamente entre seus protagonistas.