illycaffè em projeto para desenvolvimento do café em Moçambique

A illycaffè e a UNIDO (Organização para o Desenvolvimento Industrial da ONU) assinaram uma parceria público-privada para implantar o projeto “Melhorando o desenvolvimento inclusivo e sustentável das cadeias de valor agro, incluindo a de café especial de Ibo, na Província de Cabo Delgado, através da abordagem de Parceria Público-Privada”.

O objetivo é promover a cadeia de valor agrícola em Moçambique, incluindo o café, aumentando o rendimento de pequenos agricultores locais por meio da ampliação de habilidades técnicas e empresariais dos estudantes do Instituto Agrário de Bilibiza. Essa aproximação, apoiada pela UNIDO com a illycaffè e a Fundação Ernesto Illy, estabelece um modelo de cooperação concreta envolvendo governos, organizações internacionais e atores do mercado, a fim de alcançar conjuntamente os objetivos estabelecidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A illycaffè disponibilizará engenheiros agrônomos e o conhecimento da Universidade do Café e da Fundação Ernesto Illy para auxiliar a organização de um curso de produção de café sustentável, no cultivo do grão de café Racemosa, uma espécie selvagem e extremamente rara que cresce na costa da África Oriental. Forte e resistente a doenças, o Racemosa tem naturalmente baixo teor de cafeína. Com gosto de menta, esse sabor de café se caracteriza pelo caramelo e o alcaçuz, com notas amargas e um toque de pão torrado.

Moçambique é um país prioritário para a Agência Italiana para a Cooperação para o Desenvolvimento, que visa contribuir com o esforço global para aliviar a pobreza por meio de atividades que promovam a paz, a defesa dos direitos básicos e o desenvolvimento sustentável. A parceria colaborativa entre illycaffè, UNIDO e a Agência Italiana para a Cooperação para o Desenvolvimento, que foi lançada durante a Expo Milão 2015, surgiu do desejo de criar benefícios econômicos, sociais e ambientais para todos os stakeholders ao longo da cadeia de valor do café. A torrefadora também colabora com a UNIDO e a Agência Italiana para a Cooperação para o Desenvolvimento em outros projetos, especialmente na Etiópia, com o objetivo de promover a qualidade do café superior daquele país e sua capacidade de produzí-lo.