Lee Ufan assina a nova illy Art Collection e convida ao diálogo através de suas pinceladas minimalistas

A illycaffè apresenta a nova illy Art Collection assinada pelo artista e acadêmico Lee Ufan, um dos fundadores da vanguarda Mono-Ha (“Escola das coisas”), movimento artístico não conformista baseado no estudo da natureza, de materiais brutos e manufaturados, que surgiu em Tóquio no final da década de 1960.

Considerado um dos principais artistas pós-minimalistas da Ásia, Lee reflete sobre os dualismos que ele expressa através de suas pinceladas e mistura de elementos artificiais e naturais.  

Sua busca constante pela essencialidade se reflete na decoração de sua nova illy Art Collection, que faz referência à pintura reducionista, com suas pinceladas e linhas fluídas, em que cada gesto desempenha um papel importante. A superfície da xícara da illy Art Collection é deixada parcialmente sem pintura, pois Lee Ufan preserva o espaço necessário para destacar a relação entre a porcelana branca e sua criação, propondo uma reflexão sobre a importância da moderação e da simplicidade, para prestarmos atenção ao ambiente ao nosso redor e nos concentrarmos no que Lee chama de “o mundo como ele é”.

“Estamos muito satisfeitos por termos criado essa illy Art Collection com Lee Ufan, um artista que nos conquistou por sua capacidade de descrever conceitos complexos através da essencialidade dos traços – diz Cristina Scocchia, CEO da illycaffè – ao desenhar essas xícaras, o artista quis nos oferecer idealmente o espaço físico e temporal para nos dedicarmos às pessoas e ao ambiente que nos cerca, uma pausa para o café, para viver com a simplicidade que seu pensamento artístico nos transmite”.

“A pincelada com a qual criei a illy Art Collection expressa as relações e sua natureza complexa, que devemos simplificar para compreender sua verdadeira energia e poder – diz Lee Ufan – conexões que também são criadas graças a uma xícara de café e ao ritual que foi construído em torno das relações humanas, desenvolvendo momentos de encontro e verdadeira socialização”.

A illy Art Collection estará disponível a partir de outubro no e-shop da illy, nas lojas illy Caffé e illy Shop, em pontos de venda do varejo e em canais indiretos de comércio eletrônico.

Lee Ufan
Atualmente baseado em Tóquio e Paris, Lee Ufan nasceu em 1936, na Coreia. Formou-se na Universidade Nihon, no Departamento de Filosofia, Tóquio, em 1961, e atuou como professor emérito na Tama Art University. Ele é uma das principais figuras da Mono-ha (Escola das Coisas), um movimento de arte contemporânea que surgiu no final da década de 1960. As principais exposições incluem Lee Ufan (2001, Kunstmuseum Bonn), Lee Ufan: The Art of Margins (2005, Museu de Arte de Yokohama), Resonance (2007, Bienal de Veneza), Lee Ufan (2008, Museu Real de Belas Artes da Bélgica), Marking Infinity (2011, Museu Guggenheim de Nova York), Lee Ufan Versailles (2014, Château de Versailles), Lee Ufan. Inhabiting Time (2019, Centre Pompidou-Metz) e Lee Ufan: Open Dimension (2019, Hirshhorn Museum and Sculpture Garden).

illy Art Collection
Para a illycaffè, cujos valores distintivos são o Bem, a Bondade e a Beleza, a arte contemporânea acrescenta beleza ao sabor. A beleza que a illycaffè busca vem do antigo conceito grego de kalokagathìa, que combina kalòs (belo) e agathòs (bom) para criar um novo significado no qual a beleza e a bondade se tornam inseparáveis: uma depende da outra. As xícaras da illy Art Collection são uma expressão tangível desse conceito. O projeto nasceu em 1992 e, por meio dele, a empresa transformou um objeto cotidiano em uma tela em branco, convidando artistas contemporâneos a expressar sua criatividade na xícara de café espresso que Matteo Thun projetou para a illy. Ao longo dos anos, mais de cem artistas de renome internacional trabalharam nessa tela, incluindo Michelangelo Pistoletto, Marina Abramović, Anish Kapoor, James Rosenquist, William Kentridge, Mona Hatoum, Robert Wilson, Ai Weiwei e outros…