Livro com prefácio de Andrea Illy é lançado em seminário do PENSA
No dia 6 de dezembro, o PENSA realiza o Seminário “Da fazenda à xícara: Uma perspectiva da cadeia de café no Brasil”, com o objetivo de discutir questões relacionadas à produção e ao consumo de café. Na ocasião, será lançado o livro “Coffee Consumption and Industry Strategies in Brazil”, editado por Luciana Florêncio e Eduardo Spers.
A obra foi prefaciada por Andrea Illy, presidente da illycaffè. No texto, o executivo resgata as origens do relacionamento da torrefadora italiana com os agricultores do maior produtor de café do mundo. “O Brasil é onde tudo orgulhosamente teve início e continua a se desenvolver. É o país que ainda está nos mostrando o caminho”, escreveu ele.
Com especial ênfase em estratégias de marketing e comportamento do consumidor de café no Brasil, o livro se divide em quatro seções – produção, indústria, varejo e consumo. Entre os capítulos, destaque para “illycaffè and flexible strategies: A case of a resilient company”, dos pesquisadores Luciana Florêncio de Almeida e Decio Zylbersztajn, e “Farm innovation: Nine cases of Brazilian coffee growers”, elaborado por Decio Zylbersztajn, Samuel Giordano e Christiane Leles Rezende, pesquisadores do PENSA e da Università del Caffè Brazil, que trataram no texto sobre inovação na cafeicultura.
O seminário, gratuito, acontece em São Paulo, na manhã do dia 6. É necessário inscrição prévia, que pode ser feita por meio do site do PENSA/FIA. Informações sobre a programação e a inscrição estão na página http://pensa.org.br/eventos/lancamento-do-livro-coffee-consumption-and-industry-strategies-in-brazil/ O PENSA, Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial, é um centro de pesquisa avançado, da Fundação Instituto de Administração (FIA), que firmou parceria com a illycaffè para a instituição da Università del Caffè no Brasil, atuante por meio de atividades educativas como cursos, seminários e pesquisas sobre temas ligados à cafeicultura desde o ano 2000.