Pela primeira vez a illycaffè, parceira global da Frieze, chega a Los Angeles para apresentar a nova illy Art Collection, desenhada por Mona Hatoum

A illy é uma marca global de café fundada em Trieste em 1933 e reconhecida por sua qualidade sustentável e por seu compromisso com a arte contemporânea nos últimos 30 anos, que influenciou a illy a transformar um objeto cotidiano, como a xícara de café espresso branca, em uma das mais diversas e acessíveis coleções de objetos de arte do mundo.

Na Frieze Los Angeles, a illycaffè apresentará pela primeira vez nos Estados Unidos a nova illy Art Collection e as latas assinadas por Mona Hatoum, a artista de renome internacional cuja poesia e política transparecem em instalações, esculturas, vídeos, fotos e trabalhos em papel. Nesta coleção de arte da illy em particular, os padrões e cores decorados nas xícaras e latas lembram o padrão típico do keffiyeh, o tradicional lenço árabe. Decorado com redes de pesca e folhas de oliveira, a artista narra uma profunda história de trabalho, sacrifício e relações nas xícaras e latas.

Os visitantes da feira e seus mais de cem expositores poderão visitar o illy Caffè, espaço localizado entre os estandes D7 e D8 para conhecer a nova illy Art Collection e mergulhar em um ambiente em que beleza e bondade se misturam, através do design sofisticado que representa o estilo e assinatura de Mona Hatoum e o blend de mistura única illy.

“A beleza e a arte contemporânea são dois elementos que resumem o que é ‘made in Italy’, desde o logotipo desenhado por James Rosenquist até o visual sofisticado de nossas máquinas de café, passando pela icônica illy Art Collection ao charme de nosso exclusivo blend, com o sabor inigualável do café de qualidade da illy. Estamos orgulhosos de ser um parceiro global de café da Frieze Los Angeles, uma das principais feiras de arte internacionais, com quem compartilhamos a paixão pela inclusão e compartilhamento, dois valores centrais da arte contemporânea”, disse Andrea Illy, presidente da illycaffè.

illy e a arte contemporânea – illy Art Collection

A busca, a descoberta e valorização da beleza e do novo são características da cultura corporativa da illy. Para promovê-los, a empresa sediada em Trieste tem parcerias com as principais feiras de arte contemporânea do mundo e com as principais instituições de arte espanholas como ARCOmadrid, Museu Reina Sofia, Fundação Thyssen-Bornemizsa, Círculo de Bellas Artes, Guggenheim Bilbao, MACBA e Barcelona Center Design.

Para a illycaffè, cujos valores de marca são o bem, a bondade e a beleza, a arte contemporânea agrega a beleza ao sabor. A beleza pela qual a illycaffè se esforça está associada ao termo grego antigo kalokagathìa, cunhado pela combinação de kalòs (belo) e agathòs (bom) para criar um significado no qual a bondade e a beleza se tornam indivisíveis, uma dependente da outra.

As xícaras illy Art Collection são uma expressão tangível desse conceito, um projeto que nasceu em 1991 quando a empresa transformou um objeto do cotidiano em uma tela em branco, convidando artistas contemporâneos a expressar sua criatividade no exterior de uma xícara de café espresso que Matteo Thun tinha projetado para a illycaffè. Ao longo dos anos, mais de cem artistas de renome internacional trabalharam nesta tela: Michelangelo Pistoletto, Marina Abramović, Anish Kapoor, James Rosenquist, William Kentridge, Yoko Ono, Gillo Dorfles, Robert Wilson, Ai Weiwei entre outros. Os amantes do café que tomam um café espresso illy em uma xícara de café projetada por um artista combinam o aroma e o sabor do blend da empresa com uma experiência estética, visual e tátil completas, estabelecendo uma relação com a arte contemporânea.