31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso volta ao formato presencial, após duas edições online
Há mais de trinta anos fomentando a produção do café de qualidade na cafeicultura brasileira, a illycaffè realiza a trigésima primeira edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, a principal premiação do setor cafeeiro do país.
Após dois anos sendo realizado de forma virtual, no dia 05 de maio o prêmio volta a ser presencial e contará com as presenças do presidente da illycaffè, Andrea Illy, e a diretora Anna Illy.
Promovido anualmente, o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” reconhece os melhores produtores do país. São escolhidos 40 finalistas, dos quais são selecionados os três vencedores nacionais, que participam do Prêmio Internacional Ernesto Illy de Café. A premiação internacional será realizada no segundo semestre, em Nova York, e reúne 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè, celebrando os melhores cafés do mundo. Os cafeicultores ranqueados do 4º ao 6 º lugar nacional, bem com os finalistas das categorias Regional e Classificador do Ano, recebem diplomas e prêmios em dinheiro. Durante a premiação são entregues mais de R$ 120 mil em prêmios.
Os finalistas nacionais, bem como os campeões nacionais e regionais, são selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio, composta por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè. O Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira, que desde 1991 contribui para o desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café no país. O concurso já reconheceu mais de 1.500 cafeicultores ao longo dos anos.