Andrea Illy recebe o Prêmio Leonardo pela promoção da imagem da Itália ao redor do mundo
O presidente da illycaffè Andrea Illy recebeu hoje o Prêmio Leonardo 2019 (www.comitatoleonardo.it), que um amplo painel de jurados qualificados concede todos os anos para um italiano ou personalidade estrangeira que contribuiu significativamente para promover e desenvolver a imagem da Itália no exterior.
A illy sempre focalizou seu compromisso em dois vetores-chave: sustentabilidade como uma cultura corporativa e em favor dos setores do café e agrícolas; e o “Made in Italy” como um símbolo de excelência para aumentar a competitividade do país.
Andrea Illy foi premiado por seu trabalho como empreendedor, um defensor ferrenho da empresa stakeholder e da responsabilidade corporativa em construir uma sociedade melhor.
Um “químico humanista”, como ele é frequentemente definido, conduziu a internacionalização da illycaffè ao mesmo tempo em que inovava seus processos, cultura e busca pela qualidade. Atualmente, a marca illy é reconhecida por sua qualidade sustentável e incessante apoio ao mundo da cultura e da arte contemporânea, que se tornou acessível a todos graças às icônicas xícaras de espresso illy Art Collection.
Um Embaixador do ‘Made in Italy’, durante sua presidência na Fundação Altagamma (2013 – 2019) e através do seu livro Italia Felix, Andrea Illy promoveu a riqueza e os talentos italianos em âmbito mundial, sublinhando sua busca pela perfeição, pela inovação e a criatividade herdadas graças a três milênios de beleza e cultura.
“Estou honrado por ter recebido esse reconhecimento tão importante, que é muito gratificante e me encoraja a cada vez mais cultivar meu sonho de uma sociedade que cuida do bem-estar das pessoas e da preservação do ambiente. O que torna os produtos ‘Made in Italy’ excelentes – sendo bonitos, bons e bem feitos – anda de mãos dadas com a construção de um modelo de negócios sustentável que pode gerar valor para o presente e preservá-lo para as gerações futuras. Por meio de nosso trabalho na illycaffè, redobrarei meus esforços para promover a imagem da Itália em todo o mundo”, comenta Andrea Illy, Presidente da illycaffè.
Andrea Illy acredita que a felicidade é um pré-requisito para qualquer transição na direção de um modelo socioeconômico mais sustentável e regenerativo, tanto que em 2019, quando a illycaffè adotou o status de Benefit Corporation, ele institucionalizou tal compromisso. Junto com a Fundação Ernesto Illy, da qual ele é um dos fundadores, e graças a importantes parcerias público-privadas com instituições locais e internacionais, ele apoia numerosos projetos para o desenvolvimento da comunidade do café e a criação de cadeias sustentáveis de valor em países produtores. Essas atividades são a concreta implementação da filosofia e da estratégia da illycaffè e, de fato, em 2021 ela foi a primeira empresa italiana de café a obter a certificação B-Corp.
Estudioso e especialista em mudança climática com décadas de experiência, desde 2018 Andrea Illy tem desenvolvido um modelo de ‘agricultura virtuosa’ que sequestra o carbono atmosférico enriquecendo os solos com matéria orgânica, ao mesmo tempo em que cultiva produtos saudáveis.
A cerimônia de premiação do Prêmio Leonardo 2019 (que havia sido originalmente programada para 2020) aconteceu hoje no Palazzo Barberini em Roma, na presença do Presidente da República.