BRASILEIROS PARTICIPAM DA 13ª EDIÇÃO DO MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIA DO CAFÉ – ERNESTO ILLY

Começa a 13ª edição do Mestrado em Economia e Ciência do Café – Ernesto Illy, que reúne 24 estudantes de 18 nacionalidades diferentes: Brasil, Colômbia, Congo, Costa Rica, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, México, Moçambique, Panamá, Ruanda, Estados Unidos, Tanzânia, Togo e Vietnã.

O curso de mestrado tem como objetivo oferecer uma formação acadêmico-profissional específica sobre os aspectos biológicos, agronômicos, tecnológicos e financeiros que partem da planta do café até o produto final. Baseado em uma constante abordagem multidisciplinar, o mestrado tem como elemento unificador a busca da qualidade e da ética em todas as fases do processo de produção e comercialização do produto, inspirando-se diretamente nos valores éticos e na abordagem científica e gerencial de Ernesto Illy, reconhecendo sua herança cultural e levando seu nome e seus ideais com dedicação.

O projeto educativo, que desde 2011 é conduzido pela Fondazione Ernesto Illy, conta com a participação da empresa illycaffè, da Universidade de Trieste, da Universidade de Udine, da SISSA (Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati di Trieste) e do Area Science Park de Trieste. Desde a primeira edição, o Mestrado em Economia e Ciência do Café – Ernesto Illy contou com a participação de mais de 200 estudantes de mais de 30 países de todo o mundo, contribuindo para a criação de profissionais especializados em café e interessados em aplicar uma abordagem ética e sustentável que distingue o modelo illycaffè, protegendo, promovendo e apoiando o desenvolvimento de um produto excelente e sustentável.

O programa de ensino inclui mais de 400 horas de aulas, que serão ministradas em formato híbrido: começam à distância, continuam em maio de 2024 com aulas presenciais e terminam com um trabalho de projeto relacionado com um dos temas desenvolvidos durante o mestrado. A cerimônia de graduação está prevista para fevereiro de 2025.

Também foi confirmada para esta edição a concessão de uma bolsa de estudos pela Fondazione Friuli, enquanto 17 estudantes foram beneficiados com o apoio financeiro que a Fondazione Ernesto Illy oferece todos os anos: 10 estudantes com a contribuição integral e 7 com a parcial, num total de 17 jovens de 14 nacionalidades diferentes. O apoio financeiro cobre a totalidade ou 50% das despesas do curso universitário, bem como as despesas de alojamento de todos os estudantes durante o período de residência, todo o material didático e, para alguns deles, até as despesas de viagem a partir dos seus países de origem. Além disso, a Fondazione Ernesto Illy desempenha um papel importante na cobertura de qualquer déficit gerado entre as receitas das mensalidades recebidas pela Universidade Administradora e os custos decorrentes da gestão e organização do curso de mestrado por parte da illycaffè e da Universidade Administradora.

A direção do mestrado é um colegiado composto por Giorgio Valentinuz da Universidade de Trieste, Marco Zancani da Universidade de Udine e Furio Suggi Liverani da Fondazione Ernesto Illy.

O diretor da Fondazione Ernesto Illy, Furio Suggi Liverani, declarou: “O nosso compromisso permanente de promover uma abordagem ética e sustentável no setor do café é crucial para o futuro desta indústria. Temos a honra de colaborar com estudantes de todo o mundo na busca da qualidade e da ética na produção e comercialização do café.”