Cafeicultoras de destaque – Ucha

Ao longo dos 30 anos de Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso e mais de 20 anos de Clube illy do Café, foi notável a revelação de mulheres entre os produtores de cafés que se destacaram. Felizmente, de 30 anos para cá a valorização feminina na cafeicultura vem numa crescente e produzindo excelentes frutos. Conheça uma dessas talentosas produtoras:

Carmem Lucia Chaves de Brito

Popularmente conhecida como Ucha, Carmem trocou a Psicologia e o Rio de Janeiro, em 2006, pelas fazendas da família no Sul de Minas Gerais. Voltou ao dia a dia rural, rememorando os tempos de infância, e encampou, ao lado dos irmãos, o desafio da sucessão familiar no campo. Foi buscar conhecimento e capacitação, de temas como gestão em cafeicultura até prova de café, para si e seus colaboradores.

O investimento na produção de cafés especiais foi um marco da gestão de Ucha à frente das fazendas Caxambu e Aracaçu, em Três Pontas (MG). Em cerca de 12 anos, a fatia de especiais produzidos nas propriedades subiu de 2% para 85%. Ela fornece para a illycaffè há mais de 10 anos consecutivos, sendo portanto sócia Platinum do Clube illy. Essa história começou de uma forma muito especial na trajetória de Ucha, como ela nos conta:

“Uma das grandes coisas que surgiu no meu caminho foi a illy. Quando a conheci e soube do tipo de café que compravam, me preocupei em preparar cafés para ela; precisávamos realizar negócios com a illycaffè e, desde então, este passou a ser o nosso foco. Foi muito interessante, fui atrás do Dr. Aldir, me encantei com as propostas e orientação dele e, assim, começou nosso fiel namoro com esta instituição que, além de grande motivadora para a nossa produção de cafés especiais tornou-se não apenas uma grande e importante parceira comercial mas, muito mais que isto, ficou em nossas vidas como uma grande família. É incrível como o universo conspira a nosso favor quando, de fato, desejamos algo! Assim começa essa minha história com cafés especiais, meu conhecimento profissional no setor e a forma como a illy chegou na minha vida!”

Para conhecer melhor o mercado internacional, Carmem associou-se à BSCA (sigla em inglês para Associação Brasileira de Cafés Especiais), que promove o produto do Brasil no mundo. Em 2015, entrou para o conselho diretor da entidade onde se tornou a primeira mulher a assumir a presidência entre 2017 e 2019.

Nos últimos três anos, a produtora viu crescer a presença feminina no setor de café especial como um todo. “O universo dos especiais foi um convite para as mulheres, que às vezes até já trabalhavam no segmento do café, mas ficavam às escondidas”, disse Ucha, em entrevista à revista Globo Rural.

“Entendo que as mulheres serão importantes protagonistas quando um dos fatores mais preponderantes para a cafeicultura brasileira torna-se a produção de cafés sustentáveis, saudáveis e regenerativos, a partir de um sistema produtivo virtuoso como, de forma tão notável, tem nos apontado o Dr. Andrea Illy. Esta é a cafeicultura em que acredito para um futuro muito próximo”, projeta ela.