Conheça a brasileira selecionada para receber bolsa no Mestrado Ernesto Illy

A engenheira agrônoma e cafeicultora Raquel Miranda, de 28 anos, foi selecionada para receber bolsa integral na edição 2019 do Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café Ernesto Illy (International Masters in Coffee Economics and Science Ernesto Illy), realizado em Trieste, na Itália, pela Fundação Ernesto Illy e a Università del Caffè (UDC), em parceria com um renomado grupo de líderes em educação.

Todos os anos desde a primeira edição do Mestrado, em 2011, a Università del Caffè Brasil – gerida em parceria entre o PENSA e a illycaffè – seleciona um estudante brasileiro para receber bolsa integral.

Produtora de cafés em uma propriedade familiar em sua cidade, Três Pontas (MG), no Sul de Minas, Raquel é graduada em Agronomia pelo IFSULDEMINAS e realizou mestrado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Ela embarca para a Itália no início de 2019 para começar o curso, com duração até meados de outubro. Conheça um pouco mais sobre a Raquel no bate papo a seguir!

Você já conhecia a illy antes de resolver participar da seleção?

Sim, durante a graduação em Engenharia Agronômica fiz estágio por três anos no Laboratório de Café do IFSULDEMINAS – Muzambinho. Nesse estágio, sempre ouvi sobre a illy comprando cafés especiais no Sul de Minas, Alto Caparaó e no Norte Pioneiro do Paraná. Participando de feiras ligadas à cafeicultura, por várias vezes vi menções ao nome de Ernesto Illy.

O que a motivou a desejar fazer o curso?

O que me motivou foi minha paixão pelo café. Tenho o privilégio de trabalhar com algo que amo. Desde criança sempre gostei de acompanhar meu pai na roça, principalmente na época da colheita. Minha história sempre esteve ligada ao café. Decidi fazer o meu melhor para obter conhecimento e experiência nessa cultura. Me graduei Engenharia Agronômica e participei ativamente de projetos de pesquisa e extensão na cafeicultura. Recentemente concluí a pós-graduação no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e defendi a dissertação com a temática no café. No final do curso no IAC, por acaso, entrei na página do PENSA na internet e li a respeito da bolsa de Mestrado na Fundação Ernesto Illy. Pesquisei um pouco mais sobre o programa de Mestrado da instituição e pensei…“Uau! Seria maravilhoso ter essa oportunidade. ”

Como recebeu a notícia da bolsa?

Me senti extremamente honrada e grata a Deus. Minha família também está muito feliz e me dando todo o apoio.

Qual a expectativa para o início do curso? Está ansiosa?

Sim, ansiosa, pois são muitos detalhes quanto a documentação para a viagem. Mas acredito que o mestrado na Fundação Ernesto Illy é uma grande conquista pessoal e profissional. Eu acredito que educação e informação transformam histórias e, quando retornar ao Brasil, quero que minha experiência acadêmica possa somar à comunidade cafeeira da minha região e, por que não, ao Brasil.

Desejamos muito aprendizado e sucesso à Raquel! 🙂