DANIELA ORTIZ DA GALERIA ÀNGELS BARCELONA VENCE O 14º PRÊMIO ILLYSUSTAINART APRESENTADO EM ARCOMADRID 2021

A illycaffè renova seu comprometimento com a promoção da arte contemporânea e os artistas emergentes por meio do illySustainArt, um projeto que visa reconhecer o trabalho de artistas nascidos em países produtores de café e expostos na feira de arte ARCOmadrid, da qual a illy tem sido parceira oficial desde 2005.

Daniela Ortiz, representada pela galeria Àngels Barcelona, venceu a 14a edição do Prêmio illy SustainArt com sua obra Papapatriarchy, uma representação da figura paterna, a partir de suas experiências pessoais e de muitas mulheres e mães. Seu trabalho é inspirado por questões sociais atuais, como diversidade, feminismo, imigração e racismo. A obra apresentada na feira é composta por 19 peças de pintura acrílica sobre madeira, representando o papel da parental.

Um júri independente composto por Patrizia Sandretto Re Rebaudengo, criadora da Fundação Sandretto, Agustín Pérez Rubio, curador independente e Carlo Bach, Diretor de Arte da illycaffè, premiou Daniela Ortiz entre artistas emergentes nascidos a partir de 1981 e expostos por 130 galerias de arte presentes na ARCOmadrid 2021. O júri considerou seu trabalho como parte da herança colonial espanhola, utilizando as ferramentas do conquistador para expressar uma questão atual por meio  da estética da arte contemporânea.

Desde sua fundação, o projeto illySustainArt serviu como um local e ponto de encontro para o intercâmbio cultural entre artistas e curadores vindos principalmente da Espanha e de países produtores da América do Sul, que hoje falam sobre as novas terras da criatividade e alcançam a comunidade internacional da arte contemporânea. Concebido para explorar as novas fronteiras da criatividade, o Prêmio illy SustainArt reconhece o artista vencedor com um prêmio de 15.000 euros sem comprar a arte.

Nas edições prévias, os artistas que tiveram esse reconhecimento foram:

• 2008: Matheus Rocha Pitta (Brasil)
  • 2009: Avinash Veeraraghavan (Índia)
  • 2010: Camilo Ontiveros (México)
  • 2011: André Komatsu (Brasil)
  • 2012:Voluspa Jarpa (Chile)
  • 2013: Julia Rometti & Victor Costales (México)
  • 2014: Diego Bruno (Argentina)
  • 2015: Sergio Zevallos (Peru)
  • 2016: Felipe Cohen (Brasil)
  • 2017: Iván Argote (Colômbia)
  • 2018: Marcelo Cidade (Brasil)
  • 2019: Sheroanawe Hakihiiwe (Venezuela)
  • 2020: Hellen Ascoli (Guatemala)

O objetivo do prêmio, que se tornou uma referência de mercado entre os operadores de arte, é dar visibilidade para os jovens artistas vindos de países produtores de café dos quais se originam as matérias-primas da illycaffè.

A illycaffè está presente na feira também com um espaço de degustação no pavilhão 7, no estande B22, onde os visitantes têm a chance de descobrir a nova illy Art Collection desenhada por Ai Weiwei, uma interpretação pessoal das séries de xícaras artísticas concebidas pelo artista chinês, uma das pessoas mais influentes do século 21.

Os visitantes poderão também apreciar #illyWalk, uma rota especialmente criada numa seleção de bares, restaurantes e hotéis, onde eles podem degustar um espresso gratuito no centro de Madrid durante os dias da ARCOmadrid.

illy e a arte contemporânea – illy art collection

Buscar a beleza e o novo, descobri-los e ajudá-los a emergir são marcas da cultura corporativa da illy. Para promovê-los, a empresa sediada em Trieste tem parcerias com as principais feiras de arte contemporânea do mundo e com as principais instituições de arte espanholas como ARCOmadrid, Museu Reina Sofia, Fundação Thyssen-Bornemizsa, Círculo de Bellas Artes, Guggenheim Bilbao, MACBA e Barcelona Center Design.

Para a illycaffè, cujos valores de marca são o bem e a beleza, a arte contemporânea agrega a beleza ao bem. A beleza pela qual a illycaffè se esforça está associada ao termo grego antigo kalokagathìa, cunhado pela combinação de kalòs (belo) e agathòs (bom) para criar um novo significado no qual a bondade e a beleza se tornam indivisíveis, uma dependente da outra.

As xícaras illy Art Collection são uma expressão tangível desse conceito, um projeto que nasceu em 1991 quando a empresa transformou um objeto do cotidiano em uma tela em branco, convidando artistas contemporâneos a expressar sua criatividade no exterior de uma xícara de café espresso que Matteo Thun tinha projetado para a illycaffè. Ao longo dos anos, mais de cem artistas de renome internacional trabalharam nesta tela, de Michelangelo Pistoletto a Marina Abramović, de Anish Kapoor a James Rosenquist, de William Kentridge a Yoko Ono, de Gillo Dorfles a Robert Wilson e Ai Weiwei…

Os amantes do café que tomam um café espresso illy em uma xícara de café projetada por um artista combinam ativamente o aroma e o sabor do blend da empresa com uma experiência estética, visual e tátil completas, estabelecendo uma relação com a arte contemporânea.