ILLYCAFFÈ ANUNCIA OS FINALISTAS PARA O 6º PRÊMIO ERNESTO ILLY INTERNACIONAL

A illycaffè anuncia os 9 países produtores de café Arábica selecionados para o 6º Prêmio Ernesto Illy Internacional de Café, em homenagem a Ernesto Illy, filho do fundador da empresa e um pioneiro na promoção da colaboração virtuosa com cafeicultores para produção de café sustentável de qualidade. Entre eles serão escolhidos os ‘Melhores dos Melhores’, cujos prêmios serão atribuídos no dia 2 de dezembro durante uma cerimônia virtual apresentada pela modelo, atriz e ativista Lily Cole.

Os laboratórios de teste de qualidade da illycaffè analisaram amostras da safra 2020/2021 e selecionaram os melhores lotes como finalistas para esta sexta edição do prêmio. Eles vêm do Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia e Nicarágua.

Os lotes serão avaliados por um júri independente e multidisciplinar de especialistas internacionais (chefs, jornalistas, provadores de café e profissionais) que degustarão os 9 cafés finalistas e elegerão o preferido com o título de “Best of the Best” (“Melhores dos Melhores”).

Os 9 finalistas também serão votados pelos consumidores. O café que receber mais votos dos consumidores durante uma série de degustações organizadas nas lojas principais da illy receberá o prêmio “Coffee Lovers’ Choice” (“Escolha dos amantes do café”).

Os finalistas do 6º Prêmio Ernesto Illy Internacional estão listados abaixo em ordem alfabética:

Brasil
Fazenda Água Viva
Fazenda Fonte Alta
Fazenda Sítio Daniella I

Colômbia
Caldono – Women Coffee Project
Jambaló – Cabildo Coffee Project
Piendamó – Intergenerational Coffee Project

Costa Rica
Coope Atenas R.L.
Coopesabalito R.L.
Marespi S.A.

El Salvador
Finca Agua Caliente
Finca La Concordia
Finca La Providencia

Etiópia
Asma International Business Pvt Ltd Co.
Bechu International Trading Pvt Ltd. Co.
Gera Estate

Guatemala
Finca Joya Grande
Finca Peña Blanca
Proyecto Lift Olopita

Honduras
Cocasancol
Finca El Cedrón
Finca Los Liquidambar

Índia
Buskull estate
Hallihithloo estate
Jumboor estate

Nicarágua
Finca California
Finca Santa Isabel
Proyecto Lift

O júri independente é composto por:

José Carlos Capel: crítico gastronómico que escreve para o El Pais desde 1990. Presidente e fundador do Summit Internacional de Gastronomia Madrid Fusión, publicou 45 livros e é membro da Real Academia de Gastronomia e de várias outras instituições espanholas e europeias.

Kyle Connaughton: Chef com três estrelas Michelin, autor culinário e Chef/Proprietário do SingleThread Farm-Restaurant-Inn em Healdsburg, Califórnia, com sua esposa Katina, continua a ser amplamente celebrado. É o único restaurante com três estrelas Michelin em Sonoma County e em 2020 foi homenageado com uma estrela verde em reconhecimento do seu compromisso com a sustentabilidade gastronômica.

Birhanu Gebis Wuli: diretor do Centro Etíope para Certificação e Qualidade do Café em Addis Abeba. Tem dez anos de experiência nas áreas de café, controle de qualidade e padrões de exportação.

Viki Geunes: Chef belga com três estrelas Michelin que se aventurou no mundo da gastronomia depois de ter estudado ciências industriais, tornando-se chef autodidata. Graças a seus estudos e disciplina rígida, Viki aprendeu os segredos do setor de alimentos e vinhos tão bem que se tornou um chef de primeira linha.

Sunalini Menon: já foi chamada de primeira-dama asiática do café. Trabalhou como diretora de qualidade do Coffee Board of India e atualmente é presidente da Coffeelab Limited, primeiro laboratório asiático a cuidar de todos os serviços relacionados à qualidade do café, e que abrange toda a cadeia produtiva do café para o mercado asiático e internacional.

Clark Parkin: jornalista anglo-alemão que escreve sobre estilo de vida global, comida e vinho há mais de 20 anos. Viveu em Paris por 10 anos, onde expandiu sua experiência gastronômica patrocinando os melhores restaurantes da cidade. Suas entrevistas com chefs de destaque e seus ensaios foram publicados na Vanity Fair e GQ, entre outros. Atualmente ele escreve principalmente para Welt am Sonntag, a edição de domingo do famoso jornal alemão, e está baseado em Berlim.

Michela Proietti: jornalista italiana que escreve para o Corriere della Sera e a revista 7 sobre moda e sociedade e é comentarista de televisão. Nascida em Perugia, vive e trabalha em Milão, que a inspira mais do que qualquer outro lugar do mundo: ela dedicou à cidade seu best-seller La Milanese e sua continuação La Milanese 2. Adora café, mas ao contrário da mulher milanesa em seu livro, nunca bebe em uma xícara grande e nunca adiciona ginseng ou leite de soja, pois prefere um espresso simples e clássico.

Niko Romito: Chef italiano com três estrelas Michelin internacionalmente conhecido, dirige o restaurante Reale em Castel di Sangro, os dois restaurantes Spazio Bistrot em Milão e todos os restaurantes do Bulgari Hotel em todo o mundo. Romito é considerado um visionário da culinária.

Henry Alirio Martínez Salinas: Diretor comercial da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, tem 25 anos de experiência em controle de qualidade, degustação de café e gerenciamento da cadeia de suprimentos do café.