ILLYCAFFÈ E BARCOLANA APRESENTADA PELA GENERALI LANÇAM O CARTAZ DA 55ª EDIÇÃO, CRIADO EM COLABORAÇÃO COM A ARTISTA JUDY CHICAGO

Formas florais transformam-se em velas ondulantes para celebrar a regata à vela Barcolana, misturando a beleza do mundo natural com o poder da arte para criar uma mensagem cada vez mais ampla e inclusiva.

A illycaffè, diretora artística do cartaz da Barcolana, escolheu a conceituada artista Judy Chicago,  ícone americana da arte feminista,  para celebrar a 55ª edição da maior regata à vela do mundo. Trata-se de uma escolha poderosa, que utiliza a arte para enfatizar ainda mais o compromisso do evento com o empoderamento das mulheres.

Judy Chicago destacou a tradição da regata no que diz respeito à inclusão e à liderança das mulheres, transformando em velas as cores e as formas que têm sido a marca do seu trabalho e mostrando como a arte e o esporte podem compartilhar os mesmos objetivos de aumentar a conscientização e emitir um forte apelo em apoio ao papel das mulheres na sociedade e ao esporte inclusivo.

O mesmo cartaz já foi criado por nomes como Michelangelo Pistoletto (2015), Gillo Dorfles (2016), Maurizio Galimberti (2017), Marina Abramović (2018), Olimpia Zagnoli (2019), Lorenzo Mattotti (2020), Ron Arad (2021) e Matteo Thun (2022).  

“Toda a minha carreira tem sido centrada na prevenção do esquecimento da história das mulheres e na criação de arte com significado. A minha colaboração com a illy e a arte criada para a Barcolana 2023 irão ilustrar que a arte pode ser um meio transformador de mudança social e de crescimento intelectual. Estou entusiasmada por constatar que a illy partilha comigo esta mesma visão”, afirmou a artista Judy Chicago.

“Decidimos mais uma vez apoiar a Barcolana, agora em seu 55º ano, e celebrá-la com um cartaz desenhado por uma artista de renome, um rito que há mais de vinte anos simboliza os nossos laços profundos com o mundo da arte” disse Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. ” Realizamos isto em conjunto com Judy Chicago, um ícone feminista que sempre acreditou na arte como uma ferramenta para a revolução social e intelectual. Ao transformar as suas pétalas em ondas moldadas pelo vento, ela nos lembra a importância de lutar pelos direitos humanos, pela liberdade e pela emancipação das mulheres, no esporte e em todos os outros setores”.

“Estamos encantados com a beleza e a força da mensagem criada por Judy Chicago para a Barcolana” comentou Mitja Gialuz, Presidente do Clube de Vela de Barcola e Grignano. Neste momento histórico – e enquanto participamos no programa “Mulheres na Vela”, que estamos implementando com a Generali com o apoio da WorldSailing – ter um cartaz como este é um enorme recurso e um trunfo. Gostaríamos de agradecer à illycaffè, que todos os anos, através da arte, acrescenta significado, valor e visão ao nosso trabalho, mostrando como o esporte é uma linguagem universal”.

A Barcolana será realizada em 8 de outubro de 2023, no Golfo de Trieste, a partir das 10h30, e será precedida por uma série de eventos em terra e no mar a partir de 29 de setembro. As inscrições para a regata começaram online no dia 14 de junho em www.barcolana.it. Hoje, 400 cartazes e 4000 postais com a imagem do cartaz serão enviados pelo Clube de Vela de Barcolana e Grignano aos clubes náuticos e armadores que participaram nas edições anteriores.

Judy Chicago é uma das artistas mais influentes do nosso século. Ao longo da sua carreira de seis décadas, a justiça social e ambiental tem sido a força motriz por detrás de alguns dos seus projetos mais importantes, uma vez que continua lutando pela igualdade no mundo da arte para as mulheres e outros artistas marginalizados e pela proteção de todas as criaturas vivas. Ao longo dos anos, curadores e críticos do sexo masculino, que preferiam obras de arte criadas na linha do cânone histórico da arte centrado no homem, muitas vezes ignoraram o seu trabalho. Em vez de recuar, Chicago assumiu o desafio de mudar estas atitudes no mundo da arte através da fundação do primeiro Programa de Arte Feminista na Fresno State, CA; da criação da sua obra épica, The Dinner Party, que procurava contrariar o apagamento da história das mulheres; e do desenvolvimento de um currículo “Dinner Party” para o ensino básico e secundário. Em projetos e corpos de trabalho subsequentes, abordou as questões prescientes do nascimento e da criação no Birth Project, a construção da masculinidade no PowerPlay, os horrores do genocídio no Holocaust Project e, mais recentemente, o tema da mortalidade e a sua relação com a destruição do nosso planeta em The End: Uma Meditação sobre a Morte e a Extinção. Chicago tomou de assalto o mundo da moda com a sua colaboração com a Dior e a sua diretora criativa Maria Grazia Chiuri para o desfile de alta costura da primavera de 2020, em Paris. A retrospectiva da carreira de Chicago foi inaugurada com excelentes críticas em agosto de 2021, no Museu de Young, em São Francisco. Para celebrar a sua retrospectiva, Chicago revelou a sua maior peça de atmosfera até à data, Forever de Young, vista por mais de 35 000 pessoas em todo o mundo. Autora de quinze livros, Chicago escreveu o seu livro de memórias definitivo, The Flowering, publicado em julho de 2021 pela Thames & Hudson, agora disponível em brochura, e citado como um dos melhores livros do ano. O premiado programa de notícias CBS Sunday Morning traçou recentemente o perfil de Chicago. Chicago terá uma grande exposição, Judy Chicago: Herstory, no New Museum, em Nova Iorque, em outubro de 2023.

A Barcolana é a maior regata à vela do mundo, realizada todos os anos, em Trieste, no segundo domingo de outubro. Organizada em parceria com o Município de Trieste, a Região Friuli Venezia Giulia, o patrocinador principal Generali e o apoio de numerosos parceiros, o evento teve em sua 50ª edição – em 14 de outubro de 2018 – 2.869 barcos registrados, um novo recorde mundial para uma regata à vela, que foi seguido de uma entrada no Livro de Recordes do Guinness. A edição do 50º aniversário levou mais de 300 000 pessoas a Trieste, confirmando a Barcolana como um dos eventos mais populares na Itália, com um retorno mundial em termos de imagem. Em 2022, a regata foi ganha pela primeira vez por um barco com uma skipper feminina, a americana Wendy Schmidt, que participou no evento com o seu barco “Deep Blue” com o duplo objetivo de promover o papel das mulheres na vela e sensibilizar para a necessidade de proteger o ambiente. A 55ª edição da regata será realizada de 29 de setembro a 8 de outubro de 2023 com o apoio, pela primeira vez, da World Sailing, federação internacional de vela, que, com a Barcolana, promove a participação, a inclusão e a sustentabilidade, bem como o “Women in Sailing”, projeto para o desenvolvimento da liderança das mulheres através da vela inspirado pelo parceiro apresentador Generali.