illycaffè e Fundação Ernesto Illy apoiam o World Happiness Report 2020

Desde o primeiro World Happiness Report (Relatório Mundial da Felicidade) em 2012, quatro países diferentes ocuparam a primeira posição: Dinamarca em 2012, 2013 e 2016, Suíça em 2015, Noruega em 2017 e agora Finlândia em 2018, 2019 e 2020. Com sua contínua tendência ascendente na pontuação média, a Finlândia consolidou sua posição em primeiro lugar e agora está significativamente à frente da Dinamarca, que ocupa o segundo lugar. Os demais países entre os dez primeiros são Suíça, Islândia, Noruega, Holanda, Suécia e Nova Zelândia, seguidos pelos recém-chegados ao topo do ranking, Luxemburgo e Áustria. O Brasil ficou na 32ª posição, em um total de 153 países.

“O Relatório Mundial da Felicidade provou ser uma ferramenta indispensável para os formuladores de políticas que procuram entender melhor o que faz as pessoas felizes e, assim, promover o bem-estar de seus cidadãos”, disse o professor Jeffrey Sachs, diretor da SDSN (Sustainable Development Solutions Network), iniciativa global da ONU que é responsável pela publicação. “Várias vezes, vemos que as razões para o bem-estar incluem boas redes de apoio social, confiança social, governos honestos, ambientes seguros e vidas saudáveis”.

Além do ranking dos países, o Relatório Mundial da Felicidade 2020, pela primeira vez, classifica as cidades do mundo pelo seu bem-estar subjetivo. Pode não ser surpresa, mas a cidade mais feliz do mundo é Helsinque, capital da Finlândia. De fato, o relatório mostra que, em geral, o ranking de felicidade das cidades é quase idêntico ao dos países em que estão localizados. A única cidade brasileira avaliada, São Paulo, ficou em 53º lugar entre 186 municípios considerados internacionalmente.

“No momento, mais do que nunca, todos devemos estar conscientes da importância desse trabalho”, diz Andrea Illy, presidente da illycaffè. “Neste ano o Dia Internacional da Felicidade deve ser uma chance de lembrar o quanto devemos cuidar da felicidade de todos. Essa pandemia nos encontrou despreparados: meu desejo é de que o Relatório Mundial da Felicidade e seus autores possam ajudar a reconstruir nossas sociedades após a emergência devido ao Coronavírus, com suas recomendações pontuais. ”

O Relatório Mundial da Felicidade 2020, que classifica 156 países em como os cidadãos se sentem felizes, de acordo com as avaliações de suas próprias vidas, foi lançado na sexta-feira, 20 de março, para coincidir com o Dia Mundial da Felicidade. Os 20 principais países mais felizes incluem:

1. Finlândia

2. Dinamarca

3. Suíça

4. Islândia

5. Noruega

6. Países Baixos / Holanda

7. Suécia

8. Nova Zelândia

9. Luxemburgo

10. Áustria