ILLYCAFFÈ GANHA CERTIFICAÇÃO B CORP

A illycaffè é a primeira empresa italiana de café a obter a certificação B Corporation, que identifica as companhias que atingem os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade; essas empresas atuam de forma a otimizar seu impacto positivo nos colaboradores, nas comunidades e no ambiente. Usar as empresas como uma força positiva para regenerar a sociedade e o meio ambiente está se tornando uma prioridade para muitas corporações. As B Corps são líderes em traduzir este conceito na prática com base em uma medição geral estrita do valor que elas criam e seu compromisso com a melhoria contínua.

A ética e a sustentabilidade são parte do DNA da illycaffè: desde sua criação, ela estabeleceu para si mesma a meta de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em 2019, a illy reforçou seu compromisso como uma stakeholder company, adotando o status de Empresa Benefit, que confirma a escolha para continuar crescendo e atuando de forma sustentável para as comunidades com as quais se relaciona, integrando o compromisso ao seu estatuto social.

A sustentabilidade sempre tem sido parte do negócio diário da illycaffè e é aplicada em toda a sua cadeia de suprimento, confirmando sua determinação para construir responsabilidade, transparência e sustentabilidade para suas comunidades relevantes. A cadeia de suprimentos sustentável da illycaffè é baseada em um sistema de relações diretas com fornecedores tendo como base quatro pilares: selecionar e trabalhar diretamente com os melhores produtores de Arábica; transferir conhecimentos a eles, treinando-os na Universidade do Café e no trabalho diário de campo com agrônomos especializados para alcançar uma produção de qualidade respeitando o meio ambiente; recompensá-los pela qualidade que produzem, pagando preços premium, superiores à média do mercado, promovendo a melhoria contínua e tornando as produções sustentáveis. Estes são alguns dos principais ativos resultantes da certificação B Corporation: a cadeia de abastecimento, a atenção ao impacto ambiental e a valorização dos recursos.

“Trabalhamos todos os dias para implementar os princípios e conciliar a economia com a ética. Lançamos o procedimento de certificação B Corp para reforçar nosso compromisso em continuar gerando um impacto positivo na sociedade e no planeta, unindo-nos a uma rede de empresas que, como nós, promovem modelos de negócio baseados numa estratégia de criação de valor sustentável em longo prazo”, explica Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè.

Com a certificação B Corp, obtida com o apoio da Nativa – Empresa de Inovação Regenerativa, que apoia as empresas em sua evolução rumo a um paradigma econômico regenerativo e sustentável -, a illycaffè confirma sua determinação em atingir suas metas sustentáveis ​​de criação de valor durável e compartilhado. Trata-se de uma conquista notável, tendo em vista que a certificação B Corp se baseia nos padrões mais rígidos do mundo: das 100.000 empresas avaliadas até o momento, apenas 3% atendiam aos critérios de excelência definidos pelo B Lab, entidade certificadora internacional.

“Esta notável conquista da illycaffè mostra que também no setor cafeeiro podemos atuar regenerativamente. Hoje todas as empresas devem necessariamente evoluir nesta direção e acreditamos que o sucesso da illy irá inspirar muitas outras, na Itália e no mundo, a acelerar neste caminho”, disse Eric Ezechieli, cofundador da Nativa, empresa de inovação regenerativa e parceira do B Lab na Itália.