illycaffè lança nova edição da illy Art Collection apresentando Stefan Sagmeister

A illycaffè tem o orgulho de apresentar a nova illy Art Collection com o trabalho de Stefan Sagmeister, famoso designer que usou a tela em branco da icônica xícara de café espresso da illy para expressar um conceito deliberadamente perturbador: “Now = Better”.

O slogan, que neste delicado momento histórico pode parecer deslocado da realidade, é na verdade bem o contrário: a reflexão aguda do artista agora se torna um forte símbolo e mensagem de esperança renovada para o futuro. O que Sagmeister pretende sugerir é que se reserve algum tempo, mesmo durante uma pausa para o café, para tentar mudar a nossa visão do mundo, olhando para ele de uma perspectiva de longo prazo.

Na nova e colorida illy Art Collection, as decorações minimalistas do pires, feitas de minerais preciosos, são espelhadas na superfície de titânio da xícara. Em um jogo de perspectiva, o contorno de um gráfico sobe pela lateral demonstrando curvas de crescimento, dados objetivos de uma melhora progressiva no decorrer de um longo período. Esta intrigante representação da informação associada a uma visão prudente permite que os “melhores dados” – que de outra forma poderíamos ter negligenciado graças às distrações do ruído diário da mídia – se tornem imediatamente evidentes.

Usando seu próprio dialeto pessoal, irônico e direto, Sagmeister lança interessantes reflexões sobre o tempo, insinuando que talvez não o percebamos, mas as condições de vida melhoraram em comparação, por exemplo, com o século passado. A impressão que obtemos das informações urgentes que nos rodeiam nos reflete um mundo fora de controle, sempre à beira do abismo. Mas, se olharmos de uma perspectiva de longo prazo, muitos aspectos que preocupam a humanidade de fato melhoraram: a vida se alongou, as mortes por guerras e desastres naturais diminuíram, a maioria das pessoas agora vive em um regime democrático. Há cerca de 200 anos, 9 em cada 10 pessoas não sabiam ler nem escrever; hoje, a proporção diminuiu para cerca de 1 em 10.

“O projeto illy Art Collection de Stefan Sagmeister nos emocionou desde o início e é exatamente o que se espera de um ‘agitador cultural’ brilhante como ele. Isso nos lembra que devemos continuar a manter uma abordagem positiva em relação à humanidade que, apesar de tudo, continua a progredir mesmo quando as dificuldades surgem como a que estamos experimentando agora. Esta mensagem se nutre de pequenos gestos diários como tomar um café que, com a illy, se torna um momento de inspiração, um estímulo para encontrar a felicidade no dia a dia, um convite a viver cada minuto ao máximo”, explica Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè.

A coleção de Stefan Sagmeister está disponível a partir deste mês de novembro, na Europa, com conjuntos de duas e quatro xícaras de espresso e também de cappuccino. Não há previsão de chegada ao mercado brasileiro por enquanto.

illy Art Collection

A illy Art Collection ganhou vida em 1992, numa ideia de Francesco Illy: são xícaras numeradas e assinadas, até hoje, por mais de 100 artistas de renome internacional, grandes mestres como Marina Abramovic, Michelangelo Pistoletto, Louis Bourgeois, Mark Quinn, entre vários outros jovens talentos criativos. Objeto do cotidiano, a xícara desenhada por Matteo Thun torna-se assim uma tela em branco que inspira os protagonistas da arte contemporânea, transformando o gesto de beber um espresso numa experiência que envolve os sentidos e a mente.

Stefan Sagmeister

Brilhante e provocante, Stefan Sagmeister é um nome de referência no mundo das artes gráficas, mais conhecido por seus pôsteres, capas de álbuns de ícones da música internacional como Lou Reed, David Byrne e os Rolling Stones e instituições culturais como o Museu Guggenheim. Sagmeister nasceu em Bregenz, Áustria, em 1962. Após o colegial, matriculou-se em engenharia, quando se apaixonou pela arte gráfica a ponto de trocar de curso, mudando-se para Viena. É neste período que surge verdadeiramente seu trabalho, entre revistas alternativas, movimentos juvenis underground e cartazes para shows, todos marcados por um certo humor sarcástico que viria a definir o seu estilo. Em um exemplo particularmente simbólico, uma de suas namoradas na época pede a ele para fazer cartões de visita, mas com a condição de que não custem mais de 1 dólar cada. Sagmeister interpretou sua indicação literalmente e imprimiu o nome e o endereço da garota nas notas de 1 dólar! Aos 29 anos, ele se mudou para Hong Kong para trabalhar no escritório da Leo Burnet, onde um pôster para um prêmio de publicidade causou comoção e protestos. Ele continuou sua carreira em Nova York e depois em Roma antes de fundar a Sagmeister Inc. em 1993 com o desejo de trabalhar na área de gráficos musicais, mas apenas com artistas que realmente acreditassem na prática. Ignorado inicialmente pelas gravadoras, amigos o envolveram no projeto do CD “Mountains of Madness” do grupo de rock H.P. Zinker, resultando em um trabalho impressionante que tirou proveito das propriedades físicas da cor e receberia uma indicação ao Grammy. Sagmeister iniciou um período frutífero de projetos para ícones como David Byrne, Lou Reed, Rolling Stones e Pat Metheny, que culminou com o Grammy de 2005 para a capa de uma coleção dos Talking Heads. Hoje, Sagmeister vive e trabalha em Nova York, onde desenvolve instalações experienciais e formatos como “Beauty” dedicado ao conceito de “beautiful” ou “The Happy Show”, uma compilação original de arte, design e ciência trazida ao redor do mundo para emprestar felicidade por meio da experiência visual de suas obras.