Live dia 08/02: Agricultura Regenerativa: oportunidade para a cafeicultura

A live Agricultura Regenerativa: oportunidade para a cafeicultura, promovida pelo Clube illy do Café em sua página no Youtube, no dia 08 de fevereiro, às 18h, é um evento online gratuito voltado para promover o intercâmbio de experiências e ideias em relação à transformação do solo e do cultivo de café através das práticas da agricultura regenerativa.

O princípio básico na agricultura regenerativa é a proteção e não o esgotamento de recursos naturais como solo e água, com o objetivo de criar um ambiente sustentável para o cultivo de alimentos. Uma das boas práticas é substituir os produtos químicos pelo uso dos biológicos, compostos por microrganismos como fungos e bactérias, que controlam doenças e pragas, além de contribuir com a manutenção do equilíbrio da biodiversidade melhorando o bem estar e saúde do solo, e mitigando os problemas climáticos.

Proteger o solo, gerar mais eficiência, qualidade, produtividade e sustentabilidade, são alguns dos temas que serão abordados durante a live que contará com as participações de: Dr. Antonio Guerra (chefe geral da EMBRAPA CAFÉ), Dr. Samuel Giordano (professor e diretor da Universidade do Café Brasil) e Ricardo Bartholo (cafeicultor). A moderação do evento será realizada pelo agrônomo italiano da illycaffè, Luca Turello.

A live é promovida e realizada pelo Clube illy do Café, que reúne atualmente mais de 600 fornecedores brasileiros da illycaffè, com o objetivo de propagar a troca de conhecimentos e incentivar a produção de cafés de qualidade. A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal.