Resultados do 3º Prêmio Internacional Ernesto Illy

No último dia 4, a illycaffè anunciou em Nova York os campeões da terceira edição do Prêmio Internacional Ernesto Illy. Um júri de especialistas escolheu o café da Estação de Lavagem de Café Ngororero, de Ruanda, representada pela Sra. Philotée Mukiza, para o prêmio máximo do evento, o Best of the Best entre finalistas de 9 origens diferentes. Os mesmos finalistas também concorreram à premiação pela escolha dos consumidores, o Coffee Lovers’ Choice e, surpresa geral, deu Ruanda novamente! Pela primeira vez na história do Prêmio, ambas as honras foram concedidas a um único lote de café.

Os países participantes, além de Ruanda, foram Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Índia e Nicarágua. Cada um deles contou com três produtores participantes no evento. Antes do anúncio do Best of the Best e do Coffee Lovers’ Choice, a illycaffè revelou os vencedores de cada origem, também em Nova York. Entre os brasileiros, o campeão foi Raimundo Dimas Santana, produtor das Matas de Minas, representado na ocasião pelo filho, o também produtor Raimundo Dimas Santana Filho. Maria D’Aparecida Vilela Brito, do Sul de Minas, e Ângelo Nascimento, do Cerrado Mineiro, ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugares.

Premiação noturna, no Rainbow Room do Rockfeller Center

A illycaffè definiu os 9 finalistas após análise de amostras de grãos Arábica da safra 2017/2018 nos laboratórios de qualidade em Trieste, na Itália. Embarcou essas amostras para Nova York, onde um júri determinou o Best of the Best depois de avaliações em três preparações diferentes – espresso, coado e cold brew. Já a votação para o Coffee Lovers’ Choice envolveu consumidores em lojas illy pelo mundo e em uma sessão com degustações às cegas em Nova York, no dia 30 de setembro.

O anúncio dos campeões nacionais aconteceu na manhã do dia 4, no Salão dos Delegados da ONU, em evento com workshop e discurso do presidente da illycaffè, Andrea Illy. De noite, a revelação das premiações máximas foi o ponto alto de uma festa de gala no Rainbow Room do Rockefeller Center.

O programa desenvolvido inicialmente no Brasil, atualmente denominado Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, formou as raízes do Prêmio Internacional Ernesto Illy. Instituído em 1991 e hoje na 28ª edição, ele direcionou a transformação da illycaffè em uma empresa que atualmente compra café de produtores capazes de atender a seus altos padrões de qualidade e os recompensa  por isso, reconhecendo seu compromisso de entregar um café de excelência e de contribuir para o blend illy, único no mundo. Mais de 1.500 produtores já foram premiados. O 28º Prêmio finalizou o período de inscrições, em 14 de setembro deste ano, com 1.174 amostras inscritas, número recorde desde a primeira edição.