28º Prêmio Ernesto Illy registra recorde de inscrições

Após 28 anos ininterruptos de história, o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso atingiu o maior número de inscritos em uma única edição. O 28° Prêmio recebeu, entre junho e setembro deste ano, 1.174 amostras de café, de todas as 10 regiões do país. O recorde anterior era de 914 inscritos, no 13° Prêmio, safra 2003/2004.

No ano passado, o 27° Prêmio registrou 683 amostras inscritas, número 10% superior ao da edição anterior e maior dos últimos 10 anos de concurso. Ou seja, as duas últimas safras produziram inscritos acima da média das edições recentes. “Estamos tendo um ano de qualidade muito alta. Será muito difícil escolhermos os finalistas nacionais”, avalia Dr. Aldir Teixeira, Presidente da Comissão Julgadora, que conta com especialistas nacionais e internacionais.

Para o 28° Prêmio Ernesto Illy – Nacional, serão escolhidos 40 produtores finalistas, que concorrerão aos seis primeiros lugares. O Prêmio Ernesto Illy – Regional terá até dois cafeicultores premiados em cada um dos 10 Estados ou regiões: Espírito Santo; Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); região Centro-Oeste; região Norte/Nordeste; região Sul; Rio de Janeiro e São Paulo.

Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas. Os três primeiros da categoria nacional ganharão viagem ao exterior para participar do 4º Prêmio Ernesto Illy Internacional, em Nova York. As análises da Comissão Julgadora, liderada pela Experimental Agrícola do Brasil, classificam o grão quanto ao aspecto, seca, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e quanto à qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.

Boa sorte aos participantes!