Fornecedor Sustentável 2017/18 fala sobre viagem a Trieste

A viagem para a Itália e em especial à illycaffè foi maravilhosa, pois a Itália e Trieste são especiais com sua beleza e diversidade de cultura, e principalmente comidas e ótimos vinhos, além do excelente café illy.

A recepção que tivemos pelas pessoas da illycaffè e em especial pelo Alessandro Bucci foi excepcional, nos mostrando toda a história da illycaffè e todo o processo que passa o café da fazenda até a xícara.

Na história pude observar a obstinação pela solução de problemas para entregar o melhor café ao consumidor, desde a solução de logística e duração das qualidades do café até o seu consumo e a atenção às mudanças de comportamento e hábitos de consumo, passando do café em grão das cafeterias, do em pó para as cafeteiras tipo moca, para também os sachês e atualmente as cápsulas para máquinas domésticas.

A criação das máquinas e design para cafeterias e também uso doméstico, além da coleção de xícaras, mantêm o compromisso de entregar o melhor café em todos os locais e horários, fazendo com que um simples café produza alguns momentos de descontração e criação de relacionamentos entre as pessoas.

Tivemos a oportunidade única de conhecer os laboratórios, as salas de treinamento de baristas e a Universidade Illy, além da visita à fábrica completamente automatizada visando sempre a melhor qualidade.

Quando fui agraciado com o Prêmio de Fornecedor Sustentável do Ano, fui tomado por uma grande surpresa e emoção, fiquei muito orgulhoso por ter tido o reconhecimento de um trabalho iniciado há quase seis anos, quando me tornei fornecedor da illycaffè.

Dentro da missão de minha fazenda está a produção de café com qualidade e sustentabilidade, o que vai ao encontro dos propósitos da Illy. Esta conexão e a constante busca por melhorias, além da proximidade com os técnicos da illycaffè, culminaram com este prêmio.

Incentivo aos colegas produtores de café que busquem realmente uma produção que seja cada vez mais sustentável em todos os aspectos (econômico, social e ambiental), para que tenhamos sempre um lugar de destaque para nossos cafés e um reconhecimento deste sem dúvida nos leva a este patamar.

Em nosso caminho de melhoria constante temos muitos desafios pela frente, principalmente na condução e manejo das lavouras, buscando a redução de custos, de defensivos e nos aproximando cada vez mais de uma produção integrada à natureza, com criação de ecossistemas compatíveis com a cafeicultura.

A busca de um café de qualidade, com os aromas e sabores que os consumidores querem, será sempre nosso maior desafio. A produção de café é apaixonante, pois a cada dia temos um olhar diferente e um cuidado novo com nossas lavouras, para esperarmos um colheita farta que recompense o ano que dedicamos nesse trabalho.

Luiz Antonio Tonin, sócio do Clube illy, produz café no Sul de Minas Gerais