Dr. Aldir comenta visitas aos produtores vencedores do Prêmio Ernesto Illy

Além de incentivar e recompensar a produção de café com qualidade e sustentabilidade, promovendo anualmente uma premiação nacional, a illycaffè procura conhecer de perto os casos de sucesso na cafeicultura brasileira, como os ganhadores do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Saiba mais neste comentário do Dr. Aldir Teixeira:

Temos o cuidado de sempre visitar esses vencedores, para conhecer o que acontece com eles, como o Dr. Ernesto Illy fazia. No ano seguinte ao do Prêmio, ele visitava o produtor para conhecer quais eram os segredos. Às vezes, via o cafeicultor humilde, simples… como é que tinha feito aquele café campeão? Com carinho, amor, dedicação, e mostrava isso. Na época em que o concurso só aceitava café natural, me lembro de uma vez em que nós fomos à região da Mogiana, em uma casa simples, humilde. A cafeicultora fez um monte de quitutes e fomos ver que não tinha nada de diferente, era uma cafeicultora comum, só que o café era tratado com carinho, com cuidado.

Dr. Aldir ao lado de Raimundo Santana (de chapéu), quando visitou o produtor e demais cafeicultores nas Matas de Minas, neste ano

Este ano tivemos três vencedores que, como já é sabido, foram o Raimundo Dimas Santana, o Ângelo Nascimento e a Maria D’Aparecida Vilela Brito. Nós já visitamos dois deles. O Raimundo, de Araponga, fomos visitar, conhecer a propriedade e ver aonde ela está localizada. Realmente é uma região muito bonita, uma região de altitude. Semanas atrás, fomos conhecer a dona Maria D’Aparecida, que ficou extremamente lisonjeada com a nossa visita. Percebemos que são cafeicultores, lógico que com alguma característica importante na propriedade, de altitude, talvez de microflora ou microbiota interessante, porque nós estamos avaliando, mas que tratam do café com carinho, com cuidado, procurando fazer o melhor.

Dr. Aldir ao lado de Maria D’Aparecida, quando da visita recente à cafeicultora

Agora vamos para o 3º Prêmio Internacional, em Nova York, e lá se reúnem 27 produtores, representantes de 9 países que fornecem para a illycaffè. Primeiramente é divulgada a ordem de classificação desses cafés e depois é revelado o melhor café, o melhor classificado, por um júri completamente externo à illycaffè. São convidados do meio gastronômico, chefs, especialistas, jornalistas, por exemplo. Os representantes brasileiros serão justamente a Maria D’Aparecida, o Raimundo e o Ângelo.

O Clube Illy do Café deseja boa sorte aos participantes brasileiros!