Universidade do Café Brasil divulga Caderno – Vol. 12 referente à pesquisa “Desequilíbrio de gênero no agronegócio café”
Há mais vinte anos, a Universidade do Café Brasil realiza pesquisas, sempre alinhada ao posicionamento da illycaffè, na definição de assuntos que sejam relevantes e agreguem valor a toda cadeia do agronegócio café.
Tema desafiador para vários setores da economia e principalmente para a cafeicultura, a diferença entre gênero serviu de pauta para a concretização de uma pesquisa inédita. Realizada pela UDC, com o tema “Desequilíbrio de gênero no agronegócio café”, a pesquisa apresentada em sua 12ª edição dos Cadernos da Universidade do Café, abordou uma questão desafiadora para o setor.
Com caráter propositivo, o relatório tem como objetivo indicar sugestões de estratégias públicas e privadas que possam mitigar efeitos do desequilíbrio de gênero. Segundo os dados obtidos na pesquisa é possível constatar que se trata de um problema complexo e que envolve a mobilização de múltiplos fatores e instituições.
“O equilíbrio de gênero no Sistema Agroindustrial Café não será alcançado a partir de ações isoladas. É necessário que haja uma coalizão de forças entre os diversos setores (público, privado e sociedade civil) para que se estabeleça metas e ações”, explica a Profa. Dra. Christiane Leles Rezende De Vita, da Universidade do Café Brasil e PENSA-Centro de Conhecimento em Agronegócios.
A pesquisa completa, em português e inglês, está disponível para download no site da Universidade do Café Brasil através do link: http://universidadedocafe.com/publicacoes/cadernos-universidade-do-cafe-vol-12-2022/