Vem aí o 3º Prêmio Internacional Ernesto Illy!

A illycaffè anunciou os 9 países fornecedores do grão para a torrefadora que participam, em outubro, da terceira edição do Prêmio Internacional Ernesto Illy. A premiação recebe o nome de Ernesto Illy em homenagem ao líder da segunda geração da empresa, e neste ano irá celebrar quase três décadas de trabalho da empresa junto com os agricultores de várias partes do mundo para realizar o sonho de oferecer o melhor café do mundo.

Após analisar amostras de grãos Arábica da safra 2017/2018 nos laboratórios de qualidade em Trieste, na Itália, a illycaffè revelou que os países participantes do concurso internacional são: Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Índia, Nicarágua e Ruanda. 27 produtores (três de cada país) estarão na cerimônia de premiação, no Salão dos Delegados das Nações Unidas, na cidade de Nova York, no dia 4 de outubro. Na ocasião, os 9 finalistas para concorrer ao “Best of the Best” serão anunciados após a avalição do júri de especialistas em três preparações diferentes – espresso, coado e cold brew.

Na mesma noite, os 27 cafeicultores e seus países serão homenageados durante a festa de gala do Prêmio Internacional Ernesto Illy, no Rainbow Room do Rockefeller Center, conduzida pelo apresentador norte-americano Ted Allen. Entre os 9 finalistas, apenas um será homenageado como o “Best of the Best”. O prêmio “Coffee Lovers’ Choice” será entregue ao produtor que tiver os grãos com maior votação pelos consumidores, por meio de sessões de degustação às cegas realizadas em lojas illy pelo mundo e em um evento anterior ao Prêmio Internacional.

“Da semente de uma ideia que meu pai plantou no Brasil há quase 30 anos, surgiu um movimento para propagar café de alta qualidade e sustentável pelo mundo e, com isso, melhor reconhecimento, conhecimento e bem-estar aos produtores – a parte mais importante em toda a cadeia produtiva do café”, analisa Andrea Illy, presidente da illycaffè. “O Prêmio Internacional Ernesto Illy homenageia esse legado e as mulheres e homens que trabalham incansavelmente para dar o seu melhor ao mundo”.

Pioneirismo no comércio direto    
O programa desenvolvido inicialmente no Brasil, atualmente denominado Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, formou as raízes do Prêmio Internacional Ernesto Illy. Instituído em 1991 e hoje na 28ª edição, ele direcionou a transformação da illycaffè em uma empresa que atualmente compra café de produtores capazes de atender a seus altos padrões de qualidade e os recompensa  por isso, reconhecendo seu compromisso de entregar um café de excelência e de contribuir para o blend illy, único no mundo. Mais de 1.500 produtores já foram premiados.